Ações de endomarketing para aplicar na sua empresa
21/08/2023
Ninja Brindes

Ações de endomarketing para aplicar na sua empresa

É comum que uma empresa realize diversas ações de marketing para alcançar os seus clientes. Porém, também é necessário pensar em como ela se relaciona com seus próprios funcionários. É aí que entram as ações de endomarketing — estratégias essenciais para criar um vínculo com cada colaborador.

A seguir, confira melhor o que são essas ações e por que investir nela. Veja também seus benefícios e estratégias para criá-las em sua empresa. Boa leitura!

O que são as ações de endomarketing?

Quando nos perguntamos o que são ações de endomarketing, podemos entendê-las como qualquer ação em prol dos colaboradores. Ou seja, desde a implantação de benefícios, escolhidos pelo RH da empresa, até ações de endomarketing criativas, como as que usam brindes personalizados.

Nesse sentido, elas são quaisquer medidas cujo objetivo seja criar um vínculo positivo entre organização e colaborador, fazendo-o se envolver com a cultura da empresa e com um trabalho comprometido.

Qual é a importância das ações de endomarketing? Por que fazer?

Ter ideias de campanhas de endomarketing não serve apenas para motivar os colaboradores e fazêlos se engajar na cultura empresarial. Além disso, existem outros benefícios alcançados pela organização nesse processo. Por exemplo:

• diminuir a taxa de turnover;

• aumentar a produtividade;

• reter talentos especiais na equipe;

• criar um ambiente colaborativo e saudável para os funcionários;

• ganhar valorização diante da sociedade.

Por esses motivos, é essencial investir em ações de endomarketing para pequenas empresas, se for o tamanho da sua companhia. Afinal, não são apenas as corporações com centenas de funcionários, que dependem de um bom relacionamento com colaboradores para se sustentar e crescer.

Comunicação interna e Endomarketing: diferenças e benefícios

Depois de entender o conceito, é importante saber como o endomarketing se aplica no mundo corporativo. Nesse caso, é essencial saber a diferença entre ele e a comunicação interna. Afinal, eles são constantemente relacionados juntos, mas são coisas diferentes.

Para começar, a comunicação interna e o endomarketing são essenciais para a empresa. Porém, enquanto o primeiro tem um caráter informativo, focado em que os colaboradores e a empresa se comuniquem bem, o endomarketing já atua nas ações que geram engajamento em si.

Por exemplo, para saber como funciona o endomarketing e a comunicação interna, pense em um evento de aniversário que a empresa decide fazer. Essa definição é uma escolha de estratégia do endomarketing para aproximar os clientes e pode envolver outras ações, como brindes e uma festa na companhia.

Por sua vez, a comunicação interna vai atuar informando os funcionários dos acontecimentos, convidando-os a participar, divulgando pessoas homenageadas como funcionários do mês…Enfim, toda ação que comunique algum posicionamento da empresa para as pessoas. Dessa forma, um depende do outro para fortalecer a conexão empresa-colaborador.

Estratégias de como criar ações de endomarketing na sua empresa

As ações de endomarketing do RH não são pensadas do dia para a noite. Afinal, para saber como fazer isso acontecer com sucesso na empresa, é preciso de um plano de endomarketing. Com ele, é possível definir as melhores atividades de endomarketing para usar na empresa, a fim de trazer valor a cada pessoa.

A seguir, confira alguns exemplos para desenvolver na sua empresa e as vantagens dessas estratégias!

Elaborar um plano de endomarketing para aplicar na empresa

Como você viu, o plano de endomarketing é essencial para tomar decisões corretas. Afinal, ações de endomarketing envolvem recursos. Por isso, é preciso ter um roteiro bem definido para saber o que realizar ao longo do ano. Dessa forma, é possível usar os recursos da melhor maneira e tomar decisões inteligentes e que tragam resultados.

Criar um plano de carreira

Pensando a longo prazo, uma das melhores ideias de endomarketing é realizar um plano de carreira dentro da empresa. Por meio dele, o profissional pode se engajar a trabalhar e se especializar, já que sabe que pode alcançar cargos melhores. Junto a isso, também estão conectados os treinamentos e capacitações internos.

Fazer pesquisa de satisfação

Para saber se está no caminho correto, a empresa pode realizar com frequência pesquisas de satisfação. Por meio delas, é possível entender o que os colaboradores esperam e pensar em ações de endomarketing mais efetivas.

Aproveitar ocasiões especiais

Datas especiais são importantes para ações promocionais com os clientes, mas também podem servir para os funcionários. Afinal, eles podem ter os mesmos interesses. Por isso, aproveitar essas ocasiões é uma maneira de homenagear, valorizar e presentear os colaboradores, o que torna sua conexão com a empresa mais afetiva.

Mais dicas criativas para motivar os colaboradores nos ambientes corporativos

Se um dos melhores exemplos de ações de endomarketing nas empresas são as datas comemorativas, é importante estudá-las e saber quais delas inserir no seu calendário de endomarketing.

A seguir, confira algumas das melhores, para você criar eventos e usar brindes personalizados!

• Dia das Mães: ótima oportunidade para valorizar as mães da empresa e oferecer apoio para sua carreira e papel de mãe.

• Dia dos Pais: o mesmo que o Dia das Mães, é uma boa data para celebrar os pais e seu papel na empresa e fora dela.

• Dia da Mulher: data importante para alcançar clientes e colaboradoras, apoiando ações de respeito à mulher.

• Dia do Amigo: comemorada em 20 de julho, é ideal para incentivar a amizade entre os colaboradores e respeito nas equipes.

• Janeiro Branco: mês da Saúde Mental, é ótima para criar ações de conscientização para os colaboradores.

• Setembro amarelo: mês de prevenção ao suicídio, também é ideal para conhecer os colaboradores e oferecer apoios psicológicos na empresa.

• Outubro Rosa: mês de prevenção ao câncer de mama, é possível criar ações de conscientização que envolvam homens e mulheres.

• Novembro Azul: mês de prevenção ao câncer de próstata, é ideal para ações de conscientização e apoio aos colaboradores.

• Carnaval: é interessante para criar ações descontraídas dentro da empresa.

• Natal: é uma data para agradecer ao ano que se passou, desejar boas festas e celebrar a amizade na empresa.

Além destas datas, no dia a dia, é possível criar ações de endomarketing diferentes. Por exemplo, você pode usar o aniversário de cada colaborador para lembrar da pessoa com um brinde especial.

Já quem está em home office pode receber um kit com brindes de apoio, para você demonstrar que a empresa vai dar suporte ao funcionário que está nesse modo de trabalho.

Potencialize seu sucesso nas ações de endomarketing com os brindes corporativos da Ninja Brindes!

Conclusão

Ter ideias de endomarketing é importante, tanto para empresas pequenas quanto corporações maiores. Afinal, por meio delas é possível engajar os funcionários na cultura da empresa, o que resulta em vários benefícios para o seu negócio. Para isso, vale a pena investir nas ações que passamos e usar estratégias, como os brindes personalizados, para apoiá-las e fortalecer o vínculo entre empresa e funcionários.

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A Samurai Brindes é uma empresa que reflete os valores dos grandes guerreiros que habitaram o Japão feudal! Somos os aliados dos nossos clientes, e seguindo o lema dessa antiga classe de guerreiros, quando uma missão está em nossas mãos, já poderá ser considerada cumprida, pois um verdadeiro Samurai trava uma interminável guerra pelas fronteiras do possível para cumprir o seu dever!