
Brindes Funcionais: Como Transformar Itens de Uso Diário em Propagadores da Marca
Os Brindes Funcionais chamando atenção. Você já parou para pensar quantas vezes por dia a gente usa certos objetos sem nem perceber? Aquela caneta de bolso, o copo térmico companheiro diário, a ecobag que vai do mercado ao cinema…
Agora imagine se todos esses itens tivessem carregando o logotipo da sua marca. Que propaganda criativa, útil e presente na rotina das pessoas, não é mesmo?
Sem sombra de dúvidas, itens funcionais são verdadeiros embaixadores secretos da sua marca. Eles fazem aquele jabá diário, discreto e constante.
Vamos ver como transformar brindes comuns em propagadores da marca? Continue lendo o artigo a seguir.
Brindes Funcionais: Brinde bom é brinde que faz sentido
Mas brindes funcionais possuem um superpoder: eles ganham um espacinho na rotina de quem recebe e entregam valor de verdade, que fortalece a lembrança da marca diariamente.
Mas, na prática, como isso acontece? Simples, ao usar um item com frequência, o cliente acaba:
- Lembrando da sua marca constantemente.
- Associando sua empresa à praticidade, cuidado e relevância.
- Mostrando o brinde (e sua marca) para outras pessoas, de forma orgânica.
Ou seja, o brinde perde aquele “quê” de agrado e se torna uma poderosa ferramenta de atração de novos clientes e reforço de branding.
Quer ver um exemplo real de como um brinde funcional pode ser impactante? Imagine um colaborador que leva a marmita para o trabalho com a sacola térmica que a sua empresa deu de presente. Detalhe: todos os dias.
Ou ainda aquele estudante que faz anotações diárias com a sua caneta predileta que tem seu logotipo gravado nela.
São pequenas ações que geram impacto e podem facilitar a vida do seu cliente. Este é o segredo dos brindes funcionais.
O que faz um brinde ser funcional?
Para que um brinde seja útil e funcional para o cliente, ele precisa passar por um checklist de usabilidade. Portanto, antes de investir na sua próxima campanha promocional voltada para a praticidade, confira os itens a seguir:
- Design – É bonito e agradável de usar ou carregar por aí?
- Personalização – A sua marca está ali de forma criativa e atrativa?
- Pertinência – Ele combina com o perfil do seu público?
- Qualidade – Vai durar o suficiente para sua marca continuar circulando?
- Usabilidade – Ele tem utilidade prática no dia a dia?
Se a resposta para o checklist acima for sim para todas as perguntas, então você está a um passo de criar um verdadeiro embaixador da sua marca.
Vamos conferir, portanto, alguns líderes de vendas quando o assunto é praticidade:
Essas são as queridinhas do público por um motivo: ajudam muito com as tarefas do dia a dia. Elas são charmosas e podem ser levadas do mercado ao passeio no parque. A dica de ouro aqui é estampá-las de um jeito que chame a atenção do seu público.
Quem não adora um café quentinho em um copo térmico? Sim, os copos que preservam a temperatura da bebida ganham espaço no escritório, no carro ou na mochila do cliente diariamente.
Quem escreve recebe um lembrete diário da marca que deu aquele caderno bonito e útil. Ele pode ser levado em eventos corporativos, workshops e pode ser companheiro no home office.
Canetas são extremamente úteis. Uma caneta boa, bonita e com design criativo se torna um item de primeira necessidade.
Clipes, marcadores, post-its, pen drive… Tudo o que ajuda no dia a dia de trabalho, reunido num kit prático e personalizado.
Levar uma necessaire para o trabalho é um dos primeiros passos para uma mochila organizada. Os organizadores também atuam como verdadeiros aliados da ordem, acompanhando os colaboradores em todos os passos.
Sim, quando você entrega itens funcionais para o seu cliente, parceiro ou colaborador, você entrega junto uma mensagem: “Eu me importo com o seu dia a dia”.

Existe forma mais poderosa de se posicionar como uma marca que leva em conta as necessidades do seu público?
E aí, pronto para escolher o brinde ideal?
Você está pronto para ver sua marca circulando por aí de maneira sutil e memorável? Então, essa é a hora de conhecer a Ninja Brindes.
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