Uma família (mulher, e homem segurando um menino pequeno), todos com gorro de papai Noel. A mãe e a criança estão segurando uma grande sacola, que representa brinde para fidelizar clientes
Blog

Dicas fáceis de como fidelizar clientes à sua marca ou negócio

Saber como fidelizar clientes é super importante para uma empresa, independentemente se estiver começando ou não. Afinal, quanto mais clientes tiver, mais faturamento. Porém, não é só isso. Quanto mais pessoas confiarem em sua marca, mais ela se torna uma referência para seus serviços e produtos. Com isso, é possível até conseguir mais estabilidade na hora de uma crise.

A seguir, saiba o que é a fidelização de clientes e por que focar nisso é essencial. Veja também dicas de como fidelizar os clientes. Boa leitura!

O que é e como funciona a fidelização de clientes?

Antes de saber como fidelizar um cliente, é importante saber o que é isso. Para começar, fidelização significa tornar alguém fiel. Ou seja, alguém que vai preferir os seus produtos e serviços, em vez das opções dos concorrentes.

Sendo assim, também é importante entender como funciona a fidelização de clientes. Isso porque ela não acontece da noite para o dia, e nem porque você tratou o cliente bem uma vez. 

Para que ela aconteça, é preciso desenvolver uma relação de confiança entre consumidor e marca. Aliás, quando ela é tão forte, não só a pessoa continua comprando de você, mas também passa a indicar sua empresa para outras pessoas. Por isso, é essencial saber como fazer para fidelizar clientes.

Por que focar em fidelizar o cliente é importante?

Você viu que a fidelização pode trazer mais clientes e manter as mesmas pessoas comprando de você. Isso significa um aumento de receita, o que é importante para que a empresa se mantenha.

Mas além disso, quanto mais a fidelização ocorrer, mais fácil vai ser chegar a novos consumidores. Com isso, momentos de crise ou caso alguma mudança aconteça na empresa podem ser superados sem você perder a clientela. Por exemplo, como pode ocorrer caso você mude de endereço.

O que faz um cliente se tornar fiel à uma marca?

Mas afinal, como uma pessoa se torna fiel à marca? Isso acontece porque ocorre uma conexão emocional com a empresa. Ou seja, a pessoa não compra apenas um produto pela qualidade, mas sim porque com ele tem outras experiências.

Vamos usar alguns exemplos de fidelizar clientes para você entender melhor. Veja a empresa Apple, por exemplo. Seus smartphones e computadores são reconhecidos mundialmente pela qualidade, mas o que faz as pessoas ficarem na fila para adquirir um novo modelo? 

Um dos motivos é a tecnologia e soluções inovadoras que a empresa traz, sendo pioneira em seu ramo. Outra razão é o status que a marca proporciona para quem tem um Apple. Assim, mesmo com preços elevados, quem é fiel à marca não compra de outra empresa e ainda defende a sua qualidade.

Outro aspecto é que você precisa saber o processo todo: como conquistar, fidelizar e recuperar clientes. Ou seja, conquistar novas pessoas, fidelizar as que já compraram de você e recuperar quem comprou, mas que de alguma forma, mudou de marca.

como-fidelizar-clientes-de-qualquer-negocio

Como fidelizar clientes de qualquer negócio: Estética, Farmácia, Academia, etc.

Não importa se você precisa de dicas de como fidelizar clientes no salão de beleza e manicure, ou no supermercado, ou em uma clínica…O objetivo vai ser sempre o mesmo.

É claro que saber como fidelizar clientes de salão de beleza pode ser um pouco diferente das dicas de manicure de como fidelizar cliente, afinal é importante que o processo de fidelização seja adequado a cada tipo de negócio ou profissional. 

Porém, existem alguns passos para fidelizar clientes que são comuns a todos. É claro que você poderia seguir 5 dicas para fidelizar clientes ou mais, mas separamos 3 principais que qualquer empresa pode usar. Confira!

Ofereça um programa de fidelidade com brindes

Investir em programas de fidelidade é um dos aspectos principais para alcançar a fidelização. Isso porque, com a grande concorrência online, as pessoas compram produtos de qualquer lugar do mundo. Então como fazer que escolham a sua empresa?

Para isso, o programa de fidelidade é uma ferramenta. Com ele, você pode recompensar a pessoa por se manter fiel dando pontos para trocar por produtos ou serviços, oferecendo cashback, dando experiências vip, oferecendo brindes, entre outras opções. Dessa forma, a pessoa vê vantagem de se manter cliente e até de consumir mais.

Crie um diferencial

Nenhuma empresa consegue clientes fiéis se não tiver um diferencial. Veja a Coca-Cola, por exemplo, nenhuma outra empresa consegue obter o mesmo sabor e essa sua “receita secreta” é seu diferencial há mais de 100 anos. Portanto, você também precisa buscar algo único que só sua empresa pode oferecer.

Preste um bom atendimento

Além de tudo isso, é muito importante prestar um bom atendimento, conforme o seu público. Afinal, se a pessoa for tratada bem, as chances de voltar são maiores. 

Nesse caso, é importante conhecer o seu público e saber qual é a melhor linguagem para usar com ele. Já se a empresa tiver diferentes nichos, precisa saber se comunicar com cada tipo de pessoa de forma diferente.

Mais dicas de como fidelizar clientes

Em um salão de beleza, cabeleireira lavando cabelo de cliente

Agora que você conheceu algumas ideias criativas para fidelizar clientes, descubra outras táticas para fidelizar clientes que envolvem a identidade da sua marca!

Faça pesquisas

Você não pode montar estratégias e boas práticas de fidelização de clientes, se não tiver informações concretas. Por isso, vale a pena fazer pesquisas com seu público e conhecer suas preferências. Além disso, saber como veem a empresa é fundamental para saber se está no caminho certo.

Não siga os outros 

Não imitar os concorrentes, mesmo que estejam em outro país, é muito importante. Afinal, se você só fizer o que os outros fazem, dificilmente vai se destacar. Portanto, desde o produto até a forma de se expressar nas redes sociais, procure desenvolver uma identidade única.

Mantenha a coerência

Além de buscar originalidade, também é importante manter a coerência. Isso porque o cliente pode se sentir traído se, de repente, você se posiciona de forma diferente ao que defendia. Sendo assim, desde o começo, deixe clara sua missão, visão, valores e cultura para que as pessoas saibam como é sua empresa.

Banner escrito "Divulgue a sua empresa!" com ilustração de brindes como bola (uma prateada e uma amarela) e um abridor de garrafas. Reforçando a ideia de que brindes são uma boa maneira de fidelizar clientes

Descubra as melhores opções para fidelizar clientes com a Ninja Brindes!

Conclusão

Nos dias de hoje, aprender como fidelizar o cliente é bastante importante. Afinal, a concorrência aumenta, inclusive no exterior. Sendo assim, vale a pena entender a importância da fidelização e aplicá-la com seu público. Para isso, siga as dicas de como fidelizar clientes que passamos e adapte-as para o seu negócio. Assim, com certeza, você vai ter consumidores fidelizados por muito tempo!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brindes Personalizados, Squeeze Personalizado, Squeeze Dobrável Personalizado, Garrafa Squeeze Personalizado, Squeeze Aluminio Personalizado, Squeeze Térmico Personalizado, Squeeze Pet Personalizado Ecológico, Squeeze Plástico Personalizado, Agendas Personalizadas, Canudos Personalizados, Régua Personalizada, Borracha Personalizada, Porta Óculos Personalizado, Porta Comprimidos Personalizado, Porta Terno Personalizado, Porta Garrafa Térmico Personalizado, Porta Copos Personalizados, Lanterna Personalizada, Cadernos Personalizados, Bloco de Anotação Personalizado, Bloquinho Personalizado, Canetas Personalizadas, Cordão para Crachá Personalizado, Lápis Personalizado, Pins Personalizados, Porta Documentos Personalizados, Cronometro Personalizado, Porta Retrato Personalizado, Chaveiro Personalizado, Pulseiras Personalizadas, Bexigas Personalizadas, Botons Personalizados, Higiêne Beleza e Bem Estar, Aromatizante de Ambiente Personalizado, Borrifador Personalizado, Lixa de Unha Personalizada, Porta Escova de Dente Personalizado, Brindes Tecnológicos, Pen Card Personalizado, Brindes Para Pet Shop, Mouse Pad Personalizado, Organizador de Cabos Personalizado, Adaptador de Tomada Universal Personalizado, Porta Retrato Personalizado Digital, Headphone Personalizado, Bandanas personalizadas, Esporte Lazer e Praia, Frescobol Personalizado, Cooler Personalizado, Carrinho Cooler Personalizado, Materiais PDV Personalizado, Coqueteleira Personalizada, Esteira de Praia Personalizada, Guarda Chuva Personalizado, Guarda Sol Personalizado, Ombrelone Personalizado, Ioiô Personalizado, Porta Garrafa Personalizado, Porta Lata Personalizado, Bolas Personalizadas, Cadeira de Praia Personalizada, Baldinho de Praia Personalizado, Frisbee Personalizado, Viseiras Personalizadas, Bolas de Eva Personalizadas, Datas Especiais, Brindes Outubro Rosa, Novembro Azul Brindes, Brindes Dia dos Pais, Brinde Dia da Mulher, Mascaras Personalizadas, Kits Personalizados, Kit Banho Personalizado, Kit Blocos Personalizado, Kit Academia Personalizado, Kit Escolar Personalizado, Kit Chocolate Personalizado, Kit Brigadeiro Personalizado, Kit Poker Personalizado, Kit Relax Personalizado, Web Rádio Verdão, Kit Necessaire Personalizado, Kit Pipocas Personalizado, Kit Massagem Personalizado, Kit Caderno e Caneta Personalizado, Kit Café Personalizado, Kit Caneca Personalizado, Kit Caneca e Garrafa Personalizado, Kit Yoga Personalizado, Kit Velas Personalizado, Kit Caneta Personalizado, Kit Caneta Chaveiro Personalizdo, Kit Maquiagem Personalizado, Kit Canivete Personalizado, Kit canudo reutilizável Personalizado, Kit chá Personalizado, Kit Coqueteleira Personalizado, Kit facas Personalizado, Kit Fondue Personalizado, Kit Halloween Personalizado, Kit lixas Personalizado, Kit Escritório Personalizado, Kit Azeite Personalizado, Kit Vinho Personalizado, Kit automotivo Personalizado, Kit Pizza Personalizado, Kit Bar Personalizado, Kit engraxate Personalizado, Kit de lembrancinhas Personalizado, Kit Álcool Gel Personalizado, Kit caneta marca texto Personalizado, kit higiene e limpeza Personalizado, Kit costura Personalizado, Kit Ferramenta Personalizado, Kit Champagne Personalizado, Kit Aperitivo Personalizado, Kit Barbear Personalizado, Kit Baralho Personalizado, Kit Churrasco Personalizado, Kit Aromatizador Personalizado, Kit Avental Personalizado, Kit Queijo Personalizado, Kit Cerveja Personalizado, Kit chaveiro Personalizado, Kit de Copos Personalizado, Kit de Mesa Personalizado, Kit Viagem Personalizado, Kit caneta e lapiseira Personalizado, Kit Caipirinha Personalizado, Brindes de Couro Personalizados, Identificador de Bagagem Couro Personalizado, Mochila de Couro Personalizada, Mouse Pad de Couro Personalizado, Necessaire de Couro Personalizada, Pasta de Couro Personalizada, Porta Cartão de Couro Personalizado, Carteira de Couro Personalizada, Bolsa de Couro Personalizada, Brindes para Carros Personalizado, Caneca Personalizada, Caneca Personalizada Acrílico, Caneca Para Personalizar, Caneca Personalizada Preço, Caneca Personalizada com Nome, Caneca Personalizada Porcelana, Caneca de Vidro, Caneca de Chopp Personalizada, Caneca de Alumínio Personalizada, Copo Ecológico Personalizado, Copos Personalizados, Copo de Silicone Retratil Personalizado, Copos para Festas Personalizados, Copos para Viagem Personalizados, Copos Plásticos Personalizados, Copos Térmicos Personalizados, Copos para Café Personalizados, Copos Neon Personalizados, Copos de Vidro Personalizados, Copo Long Drink Personalizado, Copo com Canudo Personalizado, Copos de Acrílico Personalizados, Brindes Corporativos, Cerveja Personalizada, Relógios Personalizados, Moleskine personalizado, Camisetas Personalizadas, Protetor de Camera Personalizado, Lupas Personalizadas, Garrafa Térmica Personalizada, Relógios de Mesa Personalizado, Calculadora Personalizada, Almofadas Personalizadas, Bonés Personalizados, Capa de Cadeira Personalizada, Balde de Gelo Personalizado, Ampulheta Personalizada, Identificador de Bagagem Personalizado, Porta Bolsa Personalizado, Capa de Mala Personalizado, Massageador de Madeira Personalizado, Brindes de Verão, Bolsas, Mochilas, Pastas e Ecobags, Mochilas Personalizadas, Sacolas Personalizadas, Ecobags, Sacolas Ecológicas, Bolsa de Viagem Personalizada, Sacolas de Papel Personalizadas, Bolsa Térmica Personalizada, Porta Tênis Personalizado, Mochila Saco Personalizado, Sacolas de TNT Personalizadas, Para Casa, Abridor de Garrafa Personalizado, Avental Personalizado, Balde de Pipoca Personalizado, Bolacha de Chopp Personalizada, Garrafas Personalizadas, Imã de Geladeira Personalizado, Marmita Personalizada, Mexedor de Drink Personalizado, Mini Liquidificador Personalizado, Taças Personalizadas, Brindes Ecológicos, Lápis Semente Personalizado, Uso individual, Toalhas Personalizadas, Luminária Personalizado, Marcador de Página Personalizado, Necessaire Personalizada, Óculos Personalizados, Porta Cartão Personalizado, Porta Comprimido Personalizado, Porta Dinheiro Personalizado, Porta Preservativo Personalizado, Troféu Personalizado, Placa de homenagem Personalizada, Álcool Gel Chaveiro, Chinelos Personalizados, Máscara de Dormir Personalizada, Cofre Personalizado, Chapéu Personalizado, Canga Personalizada, Bolas de Vinil Personalizadas, Bola Anti-Stress Personalizada, Brindes para mulheres, Brindes de EVA Personalizados, Chaveiro de Eva Personalizado, Viseira EVA Personalizada, Mouse Pad EVA Personalizado, Tapete e Tatame EVA Personalizado, Porta Copo EVA Personalizado, Chapéu EVA Personalizado