Comunicação empresarial: Veja como ela pode ajudar seu negócio!
10/05/2023
Ninja Brindes

Comunicação empresarial: Veja como ela pode ajudar seu negócio!

A comunicação empresarial é um dos principais pilares para uma empresa ter sucesso.

Isso porque marcas que não sabem se comunicar de forma clara, seja como seu público interno ou externo, enfrentam diversas dificuldades para continuarem relevantes e competitivas no mercado em que atuam.

Além do mais, com a presença de tecnologias digitais cada vez mais tomando conta dos ambientes de trabalho, é preciso que organizações se adaptem às novas linguagens empresariais para manter um bom fluxo de comunicação.

Mas como fazer isso na prática?

É isso que vamos te ensinar ao longo deste artigo. Acompanhe!

Afinal, o que é comunicação empresarial?

A comunicação empresarial é todo e qualquer processo de comunicação que acontece entre uma empresa e o seu público, seja este público interno (colaboradores) ou externo (clientes e fornecedores).

E o objetivo desta comunicação é desenvolver e identificar mensagens assertivas e o melhor meio de transmissão delas para os seus públicos.

Quais são os 3 pilares da comunicação empresarial?

Os três pilares da comunicação empresarial são:

  • comunicação mercadológica;
  • comunicação institucional;
  • comunicação interna.

Este modelo de comunicação depende desses três pilares porque com uma delas as empresas têm clientes, com outra a investidores e confiança no negócio e outra está altamente atrelada ao alcance de bons resultados internos.

Vamos entender melhor cada uma delas?

1. Comunicação mercadológica

A comunicação mercadológica é um pilar que trabalha na promoção dos produtos ou serviços de uma companhia.

O seu objetivo é atrair o público por meio de estratégias de comunicação que demonstrem o valor das ofertas e consigam fidelizar a marca.

Neste pilar, existem alguma estratégias como: 

  • influencers
  • marketing de conteúdo;
  • merchandising;
  • propaganda nos meios tradicionais (TV, rádio, revistas);
  • anúncios em plataformas online.

2. Comunicação institucional

A comunicação institucional está fortemente atrelada à área de Relações Públicas, ou seja, envolve a imagem pública da organização.

Neste pilar o foco não é vender algo, mas sim mostrar a importância de determinada empresa por meio de seu posicionamento diante de stakeholders, investidores e colaboradores.

3. Comunicação interna

Para finalizar, temos a comunicação interna, um pilar voltado completamente para a relação de uma organização como seus colaboradores.

O seu foco é tornar um ambiente de trabalho mais humano, estimulante e produtivo para os talentos internos de uma empresa.

A comunicação interna anda de mão dadas como a cultura organizacional, para reforçá-la e difundi-la por meio de uma comunicação efetiva com todos os setores de uma determinada companhia.

Podemos definir que esse pilar da comunicação de empresas tem três aspectos importantes:

  • informar: passar informações relevantes sobre a empresa ao time interno;
  • motivar: elevar a moral dos colaboradores para motivá-los a trabalharem melhor e com um sentido e propósito para as tarefas executadas;
  • conectar: desenvolver um relacionamento saudável entre colaboradores e empresa, com base em valores comuns, humanização e transparência.
  • informar: espalhar as informações relevantes da empresa.
Homem e mulher interagindo, ele segurando uma folha de papel, demonstrando comunicação empresarial

Por que investir em uma comunicação empresarial eficiente?

Investir em uma comunicação empresarial eficiente ajuda no engajamento da equipe e na melhora dos resultados, além de permitir que os canais de comunicação estejam sempre abertos e fortalecer a marca e imagem da empresa.

Na sequência, entenda como tudo isso acontece na prática!

Engajamento da equipe e melhores resultados 

Investir neste modelo de comunicação permite uma maior integração entre os colaboradores, principalmente entre equipes de setores diferentes, trazendo um sentimento de pertencimento.

Desta forma, independentemente do propósito do seu negócio, esse engajamento interno colabora para que você consiga atingi-lo ainda mais rápido.

Canais de comunicação sempre abertos

Atualmente existem inúmeros canais de comunicação para aprimorar a comunicação interna.

E investindo na comunicação, eles se mantêm sempre abertos entre os colaboradores de um ou mais setores.

Fortalecer a marca e a imagem da empresa

A comunicação tem o poder de crescer um negócio melhorando todos os fluxos internos e conseguindo bons resultados com o público interno e externo.

E isso é ampliado e colabora como fortalecimento da marca imagem da empresa quando a sua comunicação é objetiva, clara e transparente, pois assim todos passam a ouvir e confiar mais no propósito da organização. 

Comunicação empresarial x organizacional: qual a diferença?

A comunicação organizacional e empresarial costumam ser confundidas pela semelhança dos seus nomes.

Um dos principais pontos que as diferencia é que a comunicação de empresas diz respeito ao ambiente da organização, levando em conta metas de lucro e de produtividade dentro de uma companhia.

Já  a comunicação organizacional não se limita somente a empresa, ela também pode ser direcionada a vários tipos de organizações, sejam elas privadas, públicas, ONGS, sem fins lucrativos, associações e afins.

Neste cenário, é levado em conta os ganhos, que nem sempre precisam de recursos financeiros, como o apoio a uma causa e reforço de imagem.

Como brindes podem ser aliados da comunicação empresarial?

Colaboradora abrindo uma caixinha de presente, simbolizando comunicação empresarial. Ela está em um escritório aconchegante com notebook, estante e vaso de planta

Os brindes podem ser aliados da sua comunicação empresarial porque tem o poder de atrair e reter talentos dentro da sua empresa, sendo uma  estratégia simples para se manter em destaque no mercado.

Além do mais, eles colaboram para que os seus profissionais se sintam valorizados dentro da empresa, algo fundamental, uma vez que, de acordo com pesquisa da International Stress Management Association, 89% dos profissionais se sentem desvalorizados no ambiente de trabalho.

Esse sentimento de desvalorização pode fazer com que os seus colaboradores se dediquem menos ao trabalho e procurem outras empresas para se sentirem mais reconhecidos, fazendo com que a sua organização perca talentos.

Então, presentear os seus colaboradores pode ser uma forma de melhorar o clima da companhia e permitir que eles se sintam valorizados.

Algumas ideias de brindes criativos que você pode aliar às suas estratégias de comunicação empresarial são: 

Quer engajar sua equipe e não sabe como? A Ninja Brindes pode te ajudar!

Conclusão

Agora você já está por dentro do que é comunicação empresarial e de como ela é fundamental para manter uma boa imagem da sua empresa, seja como público interno ou como o público externo.

No mais, lembre-se da importância de usar brindes como aliados da sua comunicação interna para aumentar o sentimento de pertencimento dos seus colaboradores com a sua organização.

E para isso, conte com a Ninja Brindes!

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A Samurai Brindes é uma empresa que reflete os valores dos grandes guerreiros que habitaram o Japão feudal! Somos os aliados dos nossos clientes, e seguindo o lema dessa antiga classe de guerreiros, quando uma missão está em nossas mãos, já poderá ser considerada cumprida, pois um verdadeiro Samurai trava uma interminável guerra pelas fronteiras do possível para cumprir o seu dever!