
Eventos corporativos: benefícios, tipos e como fazer um de sucesso
Realizar eventos corporativos é uma ótima maneira de que uma empresa se aproxime de seus clientes, parceiros e colaboradores. Além disso, dependendo de seu formato, é possível garantir ainda mais vantagens.
Neste post, saiba o que são eles, além de conhecer seus benefícios e algumas ideias para eventos corporativos. Veja também algumas dicas para organizar o seu com sucesso. Boa leitura!
O que são eventos corporativos?
Para começar, é importante entender que os eventos corporativos têm um significado. Ou seja, de forma geral, eles são ações realizadas no ambiente empresarial, a fim de promover a troca entre a empresa com seus clientes, colaboradores, sócios, entre outras pessoas importantes para seu funcionamento.
Dessa forma, dependendo da definição do evento, é possível alcançar diferentes objetivos, além desse contato. Por exemplo, alguns modelos favorecem o treinamento para funcionários, em outros, a empresa pode apresentar novidades de produtos e serviços. Sendo assim, para que tenha sucesso é essencial focar na organização dos eventos corporativos.
Benefícios dos eventos corporativos para as empresas
Como você viu, os eventos corporativos para empresas são feitos com vários objetivos, o que gera vantagens para todos.
No caso das próprias organizações que os realizam, esses benefícios podem incluir diversos aspectos importantes, em todas as suas áreas.
Por exemplo, quando participa de uma feira de seu setor, pode divulgar produtos e fazer networking, alcançando novas parcerias. Já quando traz um palestrante de renome para seus colaboradores, consegue motivá-los e aumentar sua produtividade.
Outro exemplo importante é o efeito que os mínimos detalhes podem ter nessas ocasiões. Por exemplo, o simples uso de um kit para eventos corporativos consegue não só agradar as pessoas com brindes, mas também divulgar a empresa e fortalecer o vínculo entre a pessoa e a marca.
Quais são os tipos de eventos corporativos?

Sabendo das vantagens, também é importante conhecer os tipos de eventos corporativos. A seguir, confira algumas das opções mais populares que você pode realizar!
Congressos
Um dos exemplos de eventos corporativos mais populares, os congressos reúnem muitas pessoas e podem durar vários dias, o dia inteiro.
Podendo ser nacionais, regionais e internacionais, eles costumam ter um tema específico e um caráter técnico. Por isso, são bastante populares nas áreas acadêmicas. Já quanto a seu objetivo, os congressos promovem espaços de aprendizado, discussões e troca de experiências, inclusive em eventos menores, como mesas-redondas.
Workshops
Geralmente ocorrendo dentro de um evento maior, um workshop ou oficina é curto e envolve a participação de várias pessoas. Seguindo um tema relacionado à empresa, seu objetivo é incentivar o engajamento das pessoas e a prática de um conhecimento aprendido.
Por exemplo, uma loja de cosméticos pode promover um workshop de maquiagem para suas clientes, ensinando-as a usar certos produtos, fazendo práticas na hora e divulgando as maquiagens e cosméticos que vende.
Seminários
Os seminários contam com a exposição e discussão sobre um tema. Gerenciados por especialistas, podem ser usados para informar o público, instigar sua curiosidade e ajudá-lo a resolver suas dúvidas.
Na prática, um exemplo é um seminário sobre segurança do trabalho a uma equipe de trabalhadores de uma fábrica. Nesse caso, as pessoas podem aprender sobre normas de segurança, a fim de aplicá-las, bem como se preparar para emergências e resolver questionamentos.
Palestras
Outra opção popular, entre os tipos de eventos corporativos internos, as palestras contam geralmente com um convidado especialista, que segue um tema proposto.
Com a participação de poucas pessoas, pode durar também pouco tempo e é uma das ferramentas mais usadas em ações de motivação de colaboradores.
Feiras
Nas feiras, o objetivo é a empresa se mostrar. Por isso, o evento tanto pode ser realizado por ela, com a participação de outras empresas, quanto por outras entidades. Nesse caso, ela pode apenas participar, atraindo o interesse de parceiros.
Sendo assim, seu grande objetivo é promover o networking, quando as empresas podem fazer contatos para vender seus produtos e serviços. Por isso, é muito popular no mundo B2B e pode usar ferramentas de reforço da marca, como a distribuição de brindes.
Treinamentos
Os treinamentos são um dos modelos de eventos corporativos que mais acontecem nas empresas. Nesse caso, eles servem para atualizar os funcionários quanto a um tema, uma nova ferramenta ou um novo modelo de trabalho.
Podendo durar dias ou apenas algumas horas, eles também oferecem uma oportunidade para a interação entre equipes. Portanto, também é possível ter momentos de descontração, como gincanas e sorteios com brindes.
Como realizar um evento corporativo de sucesso? (Tendências e brindes para eventos corporativos)

Além destes tópicos que abordamos, também é essencial saber como organizar eventos corporativos. Isso porque cada modelo deve se adaptar às suas necessidades, a fim de cumprir seus objetivos. A seguir, confira algumas dicas para aplicá-los!
Seja criativo
Muitas pessoas têm a ideia de que estes eventos podem ser cansativos e “chatos”. Por isso, vale a pena usar ferramentas para ter eventos corporativos criativos, que mantenham o interesse das pessoas e seu engajamento.
Nesse caso, apresentar o evento de forma mais descontraída, criar espaços de interação para as pessoas, além de usar brindes criativos é uma ótima forma de fazer as pessoas gostarem de participar da ocasião.
Tenha clareza
A organização de eventos corporativos precisa ter clareza. Isso porque é importante que os convidados a participarem dele, sejam palestrantes, clientes ou sócios, entendam logo seu objetivo e o que esperar da ocasião.
Sendo assim, além de trabalhar com temas para eventos corporativos enxutos e focados, também é importante definir um bom cronograma, além de cumpri-lo. Assim, cada pessoa entende o evento como um todo e pode escolher como participar, como no caso dos eventos maiores.
Prepare o orçamento
Nenhum evento se realiza sem o devido preparo de orçamento. Afinal, você precisa contratar pessoas para guiar as atividades no evento, preparar a infraestrutura com detalhes necessários para que ele aconteça, bem como arranjar um bom lugar e investir em lembrancinhas para eventos corporativos.
Sendo assim, é essencial preparar os recursos com antecedência, definindo-os conforme o que você pretende para a ocasião.
Por exemplo, se o objetivo é seguir tendências em eventos corporativos, como ter atividades de interação e entretenimento, ou realizar uma conferência em um hotel, tudo deve estar previsto. Dessa forma, é possível garantir que o investimento terá tudo o que precisa para ser bem-sucedido.
Quer saber quais brindes para eventos corporativos usar? Acesse nosso site e confira todas as opções!
Conclusão
Os eventos corporativos de empresas podem ser variados e seguir algumas tendências, conforme o seu tipo. Mas independentemente do formato que você escolha, seu objetivo é o mesmo: criar uma forte conexão entre a empresa e seus parceiros, colaboradores e clientes. Por isso, eles devem ser bem planejados, inclusive nos mínimos detalhes, como os brindes, para que quem participe saia do evento obtendo vantagens e fortalecendo o vínculo com sua empresa.

Ninja Brindes
Veja também outros conteúdos

Brindes que Criam Experiências Imersivas: O Futuro do Marketing Sensorial
