
Ideias para outubro rosa: dicas de ações para equipe ou clientes
O mês de outubro é uma época importante por causa do Outubro Rosa. Essa campanha serve de
inspiração para que as pessoas se tornem mais conscientes sobre o câncer de mama, uma das
doenças que mais atingem as mulheres. Sendo assim, você pode aproveitar diversas ideias para
Outubro Rosa para engajar sua empresa, colaboradores e clientes na causa.
A seguir, conheça mais sobre a data e veja algumas ideias de ações para aplicar durante o mês. Boa
leitura!
O que é Outubro Rosa? Como surgiu no Brasil?
O Outubro Rosa tem sua origem nos Estados Unidos. A Fundação Susan G. Komen for the Cure foi
criada em 1982 por Nancy Brinker, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre a doença que
acometeu sua irmã Susan, em 1980.
Em 1991, a organização distribuiu o famoso laço rosa como conscientização, na Corrida pela Cura,
em Nova York.
Já no Brasil, o primeiro movimento relacionado com a campanha foi em 2022, quando o Obelisco do
Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa. De lá para cá, a campanha ganhou ainda mais adeptos e
hoje é lembrada todos os anos.
Ideias para Outubro Rosa: a importância de uma campanha para conscientizar

A campanha de Outubro Rosa é essencial para a conscientização da doença. Afinal, quanto mais
cedo se percebe seus sintomas, maiores são as chances de cura. Por isso, ela pode ser adotada em
todos os lugares.
Por exemplo, é possível ter ideias para Outubro Rosa na igreja, em corporações, em faculdades e em
vários outros lugares. Aliás, cada local que relembrar a campanha pode ajudar com que mulheres e
homens — já que a doença também os acomete — divulguem as informações e tenham atenção
consigo mesmos, sejam essas pessoas funcionários ou clientes.
Ações criativas e melhores ideias para outubro rosa na empresa
Agora que você sabe a importância da data, vale a pena realizar ações para Outubro Rosa. Nesse
caso, elas são variadas. Por isso, vale a pena conhecê-las e organizar para praticar algumas ou todas
elas. Confira!
Engajar nas redes sociais dicas de prevenção ao câncer de mama

Nas suas redes sociais, vale a pena fazer posts sobre Outubro Rosa, a fim de levar conhecimento
sobre a doença e também formas de tratamento dela.
Nesse caso, ao longo do mês de outubro, é possível associar os posts com o laço rosa, fazer
entrevistas com especialistas, divulgar depoimentos e postar informações relevantes.
Aqui, o cuidado é só de verificar bem as fontes, que devem ser médicas e reconhecidas, e ter
cuidado com afirmações, indicando que as pessoas sempre devem buscar um especialista.
Promover palestras e rodas de conversa com profissionais da área da Saúde
Como opções de eventos para Outubro Rosa, as palestras e rodas de conversa com profissionais de
saúde são muito interessantes. Nesse caso, elas podem acontecer de forma presencial ou em
videochamada, a fim de alcançar muito mais gente.
Aqui, é interessante também incentivar os participantes a enviarem suas dúvidas, seja de forma
anônima ou não, para que possam ser respondidas pelos especialistas.
Distribuir materiais de conscientização
Uma das dicas para Outubro Rosa mais fáceis de seguir é a distribuição de materiais de
conscientização. Além do laço rosa, vale a pena criar panfletos e outros materiais que possam
informar as pessoas.
Incentivar trabalho voluntário e doação de cabelo
Dentro da empresa e com clientes, vale a pena informar sobre programas de trabalho voluntário em
instituições de combate ao câncer. Além disso, informar e apoiar a doação de cabelo é um ato
importante para ajudar as pacientes em tratamento.
Outro aspecto importante é promover ações de arrecadação de fundos, cujos recursos possam ser
doados para hospitais de tratamento ou entidades beneficentes, em prol de pacientes. Assim, você
pode promover coletas, realizar shows ou outros tipos de ações que atraiam as pessoas e as
incentivem a ajudar.
Vestir rosa, seja no escritório ou home office
Outra das ideias para Outubro Rosa na empresa é adotar a cor símbolo no escritório, tanto no
uniforme, quanto na decoração. Além disso, pessoas que estão em home office também podem
participar de alguma maneira.
Outra ideia é criar um “Dia do rosa” para todos usarem a cor, que pode ser no período mais
movimentado da empresa, por exemplo, para que mais pessoas vejam a campanha.
Oferecer brindes aos clientes e à equipe

Como você viu, há muitas ideias de brindes para Outubro Rosa, que podem ser seguidas. Uma delas
que expande a campanha para outras épocas do ano são os brindes.
Isso porque eles são artigos que podem ser usados no dia a dia da pessoa, como um boné personalizado. Assim, seja um funcionário ou colaborador, sempre que a pessoa mostrar a peça em público, as pessoas podem identificá-la imediatamente com o Outubro Rosa.
O que usar na campanha
Para o dia a dia da campanha no mês de outubro, os funcionários podem receber uma camiseta rosa
temática, junto com canetas e blocos de anotação. Escolher um squeeze personalizado também é
uma ideia legal.
Já seus clientes podem receber brindes simples, como canetas, chaveiros e ímãs, que podem ser
colocados junto com materiais de instrução.
O que escolher para o dia a dia
Outra opção é escolher brindes mais elaborados, que vão servir ao longo do ano para a pessoa. Por
exemplo, você pode fazer um sorteio de Outubro Rosa para os clientes e dar um kit com mochila e
garrafa térmica.
Já para as equipes, uma caneca de porcelana serve para o ano todo, e mantém a inspiração na
campanha viva.
Quer saber quais brindes usar para o Outubro Rosa? Confira as opções da Ninja Brindes!
Conclusão
Décadas atrás, quando as primeiras campanhas de combate ao câncer de mama foram criadas, não
havia informações sobre a doença e nem a tecnologia que se tem hoje. Agora, com todos adotando
a iniciativa do Outubro Rosa, é possível levar conhecimento para todas as pessoas, o que ajuda
muito no diagnóstico precoce e no tratamento. Dessa maneira, você pode investir em ações da
campanha e em ideias de lembranças para o Outubro Rosa. Com isso, clientes e funcionários, sejam
homens ou mulheres, podem aprender mais, colaborar com a campanha e divulgá-la ainda mais.

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