
Como Criar ‘Brindes Colecionáveis’ que Geram Lealdade e Expectativa
Sabe aquela sensação de esperar pela próxima temporada daquela série viciante? Ou de abrir um pacote de figurinhas, torcendo para que venha aquela rara que falta na coleção?
É exatamente essa expectativa que pode e deve ser usada a favor do seu marketing com brindes colecionáveis.
Mas como fazer isso sem parecer forçado, aleatório ou infantil demais?
Vamos entender melhor sobre o assunto no artigo a seguir.
Por que apostar em brindes colecionáveis?
Bom, para não parecer forçado, aleatório ou infantil demais, é preciso combinar estratégia com emoção, descobrir peças que despertam um desejo, conectem a pessoa a uma história ou extraiam dela a vontade de completar a coleção.
É por isso que a Netflix, por exemplo, brinca com o nosso emocional: quando uma série está fazendo muito sucesso, a gigante do streaming começa a lançar um episódio por semana, criando expectativa e fazendo com que o consumidor entre em um ciclo de busca, apego e expectativa — sentimentos que tornam a marca presente na rotina dele.
Quando o assunto é brinde colecionável, ele pode:
- Criar vínculo afetivo com a marca;
- Incentivar a recompra (para conseguir o próximo item da coleção);
- Gerar burburinho nas redes sociais;
- Transformar clientes em fãs apaixonados.
Quer ver um exemplo prático? Quem nunca viu uma fila de adultos e crianças esperando ansiosamente para pegar o brinde do Mc Lanche Feliz? Eles ficam ansiosos para o próximo brinquedo da série.
Isso é usar bem o brinde a favor da marca. Um verdadeiro brinde colecionável com propósito!
Como criar uma coleção de brindes colecionáveis de sucesso
Bom, até agora já vimos a importância dos brindes colecionáveis para a sua marca. Mas por onde começar? Vamos para algumas regrinhas de ouro:
- Tenha uma temática envolvente
É preciso contar histórias para envolver o público em uma trama que gera expectativa. Não distribua brindes aleatórios, escolha personagens reais ou fictícios, entregue os brindes colecionáveis em datas comemorativas específicas, pense nas profissões do seu público-alvo e coloque frases inspiradoras nos produtos.
Vamos dar um exemplo prático? Uma caneca personalizada com frases direto de Hogwarts. Quem pegou uma vai querer todas!
- Planeje o lançamento em “temporadas”
A expectativa pode ser criada nessa etapa. Lance os brindes colecionáveis como se fossem episódios de uma série. Você pode anunciar a quantidade total dos brindes que serão entregues e todo mês ir criando expectativa para o produto.
Dica ninja: nomeie cada fase com títulos criativos, como “Temporada 1: Os Brindes do Poder” ou “Capítulo 2: A Jornada Continuação”.
- Numere os itens ou indique a sequência
Colocar números nos brindes pode ativar o gatilho mental da completude. Se você tem o número 1 e o número 2, por que ficar sem o número 3?
Essa estratégia parece simples demais, até boba, não é? Mas não se engane: o efeito dela é poderosíssimo.
- Capriche no design e na qualidade
Pense em um brinde que você mesmo adoraria receber. Não entregue para outros algo que não te atrai logo de cara. Os brindes precisam ser colecionáveis de verdade e fazer sentido para quem está recebendo.
Crie também variações dentro do mesmo tema: canecas combinadas com chaveiros, bloco de notas com mochilas e assim por diante.
- Use a escassez ao seu favor
Se um brinde é de edição limitada, cria urgência por causa do gatilho da escassez. Avisar que o brinde está em uma edição com apenas “50 peças”, por exemplo, faz com que os clientes tenham que agir rápido para não ficarem sem o seu.
Bom, essas são apenas algumas dicas que podem te ajudar a criar brindes incríveis, que criam expectativa e conquistam o coração do seu público.
Ideias de brindes colecionáveis pra começar já
Você já percebeu que distribuir brindes colecionáveis só traz benefícios. Mas deve estar se perguntando: “tá, por onde eu começo?” Fique tranquilo, nós podemos te ajudar!

Aqui na Ninja temos uma cartela variada de produtos feitos para colecionadores. Dá uma olhadinha nas opções que estão bombando aqui no site:
- Mini blocos com frases inspiradoras: dá para criar uma série com diferentes temas, como motivação, criatividade, amor-próprio.
- Chaveiros em formato exclusivo: pense em uma coleção com os mascotes da sua marca ou com ícones que representam seu nicho.
- Copos personalizados coloridos: cada campanha, uma nova cor ou estampa.
- Pins ou bottons com mensagens divertidas: perfeitos para estampar mochila, jaqueta ou mural.
Essas são apenas algumas ideias. Nossos produtos podem te surpreender, tanto pela qualidade quanto pelo design, acabamento das peças e agilidade na entrega.
Vamos começar?
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Não se esqueça: criar brindes colecionáveis do zero vai muito além de ação de marketing. Você demonstra para o cliente que se preocupa de verdade com a sua jornada de compra, com a experiência e principalmente, com o vínculo que ele cria com a sua marca.
Converse com um de nossos ninjas e vamos juntos criar algo que o seu cliente vai querer colecionar para sempre. Estamos aqui para te ajudar nessa missão.
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Luiz Mata Hitle
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