Você sabe o que é Marketing comercial e como implementá-lo? 
01/07/2023
Ninja Brindes

Você sabe o que é Marketing comercial e como implementá-lo? 

O marketing comercial é repleto de estratégias que promovem produtos e serviços para conquistar mais clientes e impulsionar o crescimento de negócios.

E é graças a esse tipo de marketing que empresas conseguem identificar desejos e necessidades do seu público-alvo e manter uma comunicação persuasiva e capaz de estabelecer relacionamentos sólidos com clientes.

Então, se você quer saber mais sobre o que é marketing comercial e como destacar a sua empresa com ele, basta seguir a leitura conosco ao longo deste artigo.

O que é o marketing comercial?

Marketing comercial é um conjunto de estratégias voltadas à promoção e venda de produtos ou serviços de uma organização.

É por meio dele que empresas conseguem atender os desejos e necessidades de seus consumidores enquanto geram valor e impulsionam o crescimento do negócio.

Na prática, o papel do marketing comercial é elaborar e implementar estratégias de comunicação empresarial para que organizações alcançarem o seu público-alvo, se destacarem da concorrência e manterem relacionamentos duradouros com consumidores.

Além disso, esse marketing desempenha um papel crucial na criação de uma imagem e reputação positiva da marca.

Tudo isso através de estratégias de branding e comunicação coerentes, além de usar ferramentas e técnicas para atingir seus objetivos, como:

  • publicidade;
  • promoções;
  • relações públicas;
  • marketing digital;
  • pesquisa de mercado;
  • análise de dados.

Principais objetivos do marketing comercial

Entre os principais objetivos do marketing que envolve o comercial, podemos citar:

  •  aumento das vendas;
  •  fortalecimento da marca;
  •  atração e retenção de clientes;
  •  compreensão do público-alvo;
  •  criação de relacionamentos duradouros com os clientes;
  •  trazer visibilidade para uma marca;
  •  aumento da participação de mercado de uma empresa. 

Diferenças entre Marketing Comercial e Marketing Social

A diferença entre marketing comercial e marketing social está em seus objetivos.

Enquanto o comercial tem como objetivo promover produtos ou serviços com o intuito de gerar lucro para a empresa, o marketing social promove mudanças comportamentais e sociais que beneficiem a sociedade como um todo.

Ou seja, o marketing pensado como comercial foca na venda e no atendimento às necessidades do mercado para alcançar resultados financeiros positivos.

E o social foca em abordar questões sociais, ambientais ou de saúde, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas e da comunidade.

Equipe em sala de reunião criativa, simbolizando o que é marketing comercial

Vantagens de um bom marketing comercial

As principais vantagens de um bom marketing com foco no comercial são o fortalecimento da marca e o aumento de leads e de vendas. 

Entenda mais na sequência.

Fortalecimento da marca

Esse tipo de marketing fortalece uma marca fazendo com que ela seja bem estabelecida e destacada da concorrência.

Desta forma, os consumidores têm mais facilidade na hora de reconhecer e lembrar-se dela, resultando em vantagens competitivas e maior preferência de compra.

Aumento de leads e de vendas

Já o aumento de leads e de vendas é uma vantagem que surge porque esse tipo de marketing consegue expandir a base de clientes.

Isso porque, ao implementar estratégias de geração de leads, como publicidade direcionada, marketing de conteúdo, SEO (otimização de mecanismos de busca) e marketing de mídia social, a empresa amplia sua base de clientes e aumenta sua participação no mercado.

Marketing comercial – Como planejar e implementar essa estratégia?

Abaixo, apresentamos a você o passo a passo de um planejamento de como fazer este tipo de marketing na prática.

Acompanhe!

Equipe em sala de reunião sorrindo e interagindo, representando a relação entre setor comercial e marketing

Compreender o público-alvo e criar personas

O primeiro passo de como planejar e implementar estratégias deste tipo de marketing envolve mapear o seu perfil de cliente ideal.

Para isso, você precisa levantar todas as características que representam o seu cliente mais lucrativo, pois ele precisa ser o alvo das suas estratégias.

Com o cliente ideal encontrado, é hora de construir uma Persona para entender comportamentos,  preferências, motivações e necessidades dos seus compradores.

Assim você consegue criar uma comunicação em harmonia com o seu cliente para chegar nele com mais facilidade.

Realizar pesquisas de mercado

Fazer pesquisas de mercado é fundamental para você não trabalhar com achismos na hora de criar estratégias de marketing.

E as ferramentas/metodologias mais usadas para isso são a Matriz SWOT e a Matriz BCG.

A matriz SWOT analisa quatro elementos-chave: 

  • Forças (Strengths);
  • Fraquezas (Weaknesses);
  • Oportunidades (Opportunities);
  • Ameaças (Threats). 

Já a matriz BCG (Boston Consulting Group) é uma ferramenta utilizada para analisar o portfólio de produtos ou unidades de negócio de uma empresa. 

Definir objetivos e aplicar metas estratégicas

Finalmente chegou a hora de definir objetivos e aplicar metas estratégicas.

Aqui, ressaltamos que essas metas  estratégias precisam ser bem claras para que os seus recursos e ações sejam direcionadas para o lugar certo.

Por exemplo, uma ótima estratégia de marketing focado no comercial é oferecer produtos de brinde úteis e criativos aos clientes, como forma de incentivo, promoção ou agradecimento. 

Essa simples prática é capaz de gerar interesse e atrair atenção dos seus consumidores, além de criar uma conexão emocional com o seu negócio e estimular a experimentação na compra.

Fazer análise e acompanhamento dos resultados

Para finalizar, é fundamental que você analise e acompanhe os resultados atingidos para entender o que deu certo e pode ser continuado e o que não deu tão certo e pode ser encerrado.

Para isso, você pode usar indicadores que ajudem a entender o nível de sucesso ou de falha das suas ações promocionais e estratégias.

Além disso, observe quais foram os resultados do seu time de vendas, pois eles estão altamente atrelados a assertividade das suas ações traçadas no processo comercial do seu negócio 

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A Samurai Brindes é uma empresa que reflete os valores dos grandes guerreiros que habitaram o Japão feudal! Somos os aliados dos nossos clientes, e seguindo o lema dessa antiga classe de guerreiros, quando uma missão está em nossas mãos, já poderá ser considerada cumprida, pois um verdadeiro Samurai trava uma interminável guerra pelas fronteiras do possível para cumprir o seu dever!