
Sorteio de brindes para clientes: por que vale a pena fazer?
Quando se pensa em brindes, muitas pessoas têm a ideia de que é preciso dar um item a cada consumidor, o que pode tornar o custo final mais alto do que se pode assumir. Porém, sabia que é possível engajar cada pessoa em sua ação, sem exatamente gastar mais? Para isso, você pode fazer um sorteio de brindes para clientes.
Neste post, confira as vantagens dessa iniciativa para sua empresa. Além disso, veja também dicas de como definir quais brindes usar. Boa leitura!

Quais as vantagens de fazer um sorteio de brindes para clientes?
O sorteio de brindes é uma maneira de presentear uma pessoa, que representa todos os clientes de sua empresa, por meio de um ou mais brindes. Além disso, ele também é uma forma de fazer uma promoção, incentivando a venda de produtos e serviços. A seguir, confira algumas de suas vantagens!
Maior engajamento na ação
Geralmente, as pessoas gostam de receber brindes. Porém, quando eles são dados, muitas vezes elas os usam, para depois guardá-los, o que não é bom para sua empresa. Porém, quando os brindes são sorteados, especialmente se forem vários itens, o cenário é um pouco diferente.
Como é um sorteio, geralmente o item tem mais valor, o que interessa a muitas pessoas. Se for um conjunto, isso é visto com ainda mais interesse, pois as pessoas podem querer ganhar todos os itens. Ao mesmo tempo, quando o requisito para participar do sorteio é simples, a tendência é que o engajamento na ação aconteça com sucesso.
Por exemplo, em uma loja de cosméticos, se o sorteio de brindes para clientes inclui uma cesta com produtos, bem como pentes, espelhos e outros acessórios, para aquele público ela pode ser muito valorizada.
Assim, se a loja determina que basta uma compra para participar, mesmo que ela seja feita acima de x reais, as pessoas podem se sentir motivadas a comprar ou comprar um pouco mais do que esperavam para tentar ganhar os prêmios.
Divulgação de sua marca

Dificilmente um sorteio passa despercebido. Afinal, você pode divulgá-lo na internet, em uma loja física ou realizá-lo todo ano, o que faz os consumidores esperarem por ele. Por isso, toda essa comoção gera um interesse por sua empresa, o que pode tornar a ação mais bem-sucedida e destacada.
Por exemplo, em um centro comercial no final do ano, cada loja pode competir com a outra, mesmo concorrentes indiretos, pela atenção das pessoas. Afinal, é época de comprar presentes e as ações se voltam principalmente para os consumidores indecisos.
Dessa forma, em um sorteio de brindes para clientes, mais pessoas podem ver a ação e escolherem a sua empresa, como uma forma de adquirirem o que precisam e ainda terem a chance de ganhar mais produtos.
Economia com brindes
Dependendo do que se usa, os brindes podem ter um custo elevado, se você quiser atender centenas de pessoas. Porém, com o sorteio, isso não acontece.
Afinal, mesmo que você invista em um bom prêmio ou em um kit com vários deles, ainda assim pode economizar seu orçamento de marketing. Com isso, pode usá-lo para outras finalidades, por exemplo, divulgar mais a ação.
Como saber quais brindes usar para o sorteio?
Depois de decidir fazer um sorteio de brindes para clientes, a maior dúvida pode ser sobre quais deles usar. Para isso, confira algumas dicas que vão ajudar você a escolher!
Pense em seu público
O primeiro passo é pensar em quem é seu público, como ele compra e do que gosta. Isso porque existem vários tipos de brindes e, se as peças não forem usadas pelos consumidores, ou eles não verem valor nelas, pode ser que não participem da ação. Ou seja, seria um investimento que não valeria à pena.
Portanto, seguir esse primeiro passo é importante para entender quais artigos usar e também se você pode combiná-los com seus produtos e serviços.
Por exemplo, um salão de beleza, cujo público é majoritariamente feminino, consegue oferecer produtos para cabelo, vales de corte e escova e brindes personalizados do dia a dia, como:
Escolha os brindes com melhor custo-benefício
Você pode usar um ou mais brindes, mas o que importa é definir itens com ótimo custo-benefício. Ou seja, escolha brindes que façam sentido para esse público que você vai atender e fuja de itens genéricos.
Por exemplo, canetas e chaveiros são brindes simples e populares, mas não deixam um sorteio muito interessante se forem usados sozinhos, nem são brindes indispensáveis para a pessoa. Já algo que elas precisam ou gostam, é uma maneira mais assertiva de cativar o interesse.
Por exemplo, entre os funcionários de um treinamento corporativo, um copo Stanley, que mantém a temperatura da bebida por várias horas, ou uma mochila para notebook, que é resistente e durável, são peças muito valorizadas, que podem até ser combinadas com os artigos mais simples.

Defina itens que possam ser bem personalizados
Além de escolher itens que façam sentido para o público no sorteio de brindes para clientes, eles também precisam possibilitar a personalização. Afinal, você quer que sejam usados e divulguem sua empresa, certo? Por isso, é importante pensar em como o objeto vai ser usado e onde.
Por exemplo, uma caneta tinteiro é elegante e bonita, mas tem uma área pequena de personalização e pode não ter tanto efeito para seus colaboradores, quanto teria para um sócio ou investidor.
Já um fone de ouvido bluetooth ajuda a pessoa a trabalhar de forma isolada, ou então, ir para casa relaxada, ouvindo suas músicas favoritas. Além disso, tem vários espaços nos quais colocar sua marca, o que a ajuda a ser vista, se a pessoa andar com ele na rua.
O sorteio de brindes para clientes é uma forma de economizar o orçamento de marketing, sem deixar de atender a seu público. Além disso, traz outras vantagens, como engajar as pessoas em uma ação que você quer que realizem, como uma compra. Mas para que funcione, é preciso escolher os brindes ideais. Para isso, é só seguir as nossas dicas e definir os itens que seus clientes ou consumidores mais têm chances de usar.
Quer saber quais dos nossos brindes combinam melhor com a sua ação de marketing? Fale com a gente e confira todas as opções!

Ninja Brindes
Veja também outros conteúdos

Brindes que Criam Experiências Imersivas: O Futuro do Marketing Sensorial
