4 estratégias para aumentar vendas no e-commerce
08/07/2022
Ninja Brindes

4 estratégias para aumentar vendas no e-commerce

O e-commerce ganhou destaque na conversa e é um termo muito familiar ao grande público. Não é à toa que o e-commerce e sua estratégia é um segmento de mercado bastante produtivo em todo o país e no mundo.

No entanto, quando falamos de e-commerce, muitas pessoas ainda associam esse modelo de negócio a qualquer processo de compra e venda pela internet, o que é apenas parcialmente correto.

Na verdade, o e-commerce também inclui Marketplace, Dropshipping e muito mais. Ele é uma forma de realizar transações comerciais por meio do uso de diversas ferramentas digitais.

Então esse modelo de negócio não é apenas criar uma loja virtual, mas um negócio baseado em uma estrutura mais tecnológica e digital.

O comércio eletrônico teve um rápido crescimento nos últimos dois anos, com faturamento em torno de R$161 bilhões somente em 2021, graças à facilidade com que essas empresas iniciam e à popularidade do consumo digital.

Isso levou a um enorme aumento no interesse por esse tipo de negócio e cada vez mais empreendedores estão investindo nesse tipo de investimento.

Então, se você também quer participar desse mercado promissor e quer conhecer novas estratégias para aumentar as vendas, continue lendo!

O que é um e-commerce?

O e-commerce é um negócio online que está hospedado na internet e realiza uma série de atividades como gestão de estoque, financeira e logística. Assim, isso é muito mais do que um portal de vendas ou site comum.

Assim, para implementar este tipo de negócio, é necessário entender de estratégias como crm vendas e o próprio marketing. Os recursos e funcionalidades oferecidos variam, dependendo do suporte selecionado.

A importância de investir em estratégias para ajudar a capitalizar o negócio

Atualmente, cerca de 6,19% do total de vendas do varejo do país são realizadas por meio de canais digitais e plataformas online.

Nesse contexto, é fácil entender a importância de investir em uma estratégia de marketing digital que ajude no pipeline de vendas e faça crescer um e-commerce. Dessa maneira, é possível obter benefícios em seu negócio como:

  • Obter vantagem competitiva no mercado;
  • Ganhar notoriedade da marca;
  • Construir uma base de clientes;
  • Fidelizar os compradores;
  • Obtenha um maior retorno sobre o investimento (ROI);
  • Aumentar as tarifas médias para instituições, etc.

Aliado ao uso de um controle de leads (sistema que permite a análise e organização dos dados dos clientes), os resultados dessas estratégias tornam-se mais precisos e menos onerosos que os métodos tradicionais.

4 estratégias para aumentar vendas no e-commerce

O uso de dispositivos digitais, como celulares e tablets, vem aumentando constantemente em todo o país. Isso significa que cada vez mais brasileiros têm acesso à internet e aos marketplaces digitais.

Por isso, investir em estratégias online tem se tornado cada vez mais importante para os empresários online que desejam alcançar mais consumidores e tornar seus e-commerces cada vez mais lucrativos.

Dentre as ações que precisam ser integradas ao dia a dia da empresa, as mais importantes são:

  1. Desenvolva um plano estratégico

Ter um plano estratégico é fundamental para garantir que as marcas continuem seguindo o caminho pretendido.

Porque este documento ajuda a identificar metas e objetivos, formular políticas que precisam ser aplicadas e determinar o tipo de crm gratis que melhor atende às necessidades de seu e-commerce.

  1. Crie um Blog Institucional

O blog institucional é uma das melhores formas de chamar a atenção dos consumidores e uma forma de colocar o marketing de conteúdo em ação.

Afinal, além de proporcionar uma forma de se aproximar do público e construir relacionamentos mais profundos, também ajuda a converter leads e estimular novas vendas.

  1. Construa uma presença digital

Construir uma presença digital vai muito além de abrir uma loja de e-commerce.

Envolve também os métodos utilizados para promover a marca, atrair novos clientes e fomentar o engajamento do público. As redes sociais são algumas das melhores maneiras de fazer isso.

Além disso, as plataformas costumam ser uma ótima fonte de informações do usuário e podem ser usadas gratuitamente, como um app funil de vendas, para analisar o comportamento e os perfis dos clientes.

Outro ponto positivo relacionado à presença digital é a viabilidade de construção de serviços mais personalizados e eficazes.

  1. Estabeleça comunicação direta com os consumidores

À medida que o local de compras e vendas mudou, o comportamento do cliente também mudou. Por isso, a humanização e personalização do atendimento tornou-se a prioridade máxima de todas as empresas.

Para isso, é essencial uma maior distância com os consumidores, possibilitando a formulação das personas da empresa, a análise dos feedbacks recebidos e o direcionamento das vendas.

Por isso, além de incentivar a participação nas redes sociais, as empresas precisam ter um excelente atendimento ao cliente, ou seja, responder às avaliações online e incentivar as avaliações e recomendações para as marcas.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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