
Tipos de ações promocionais para impactar seus clientes
O marketing promocional é uma estratégia feita para encontrar novos clientes e fidelizar os antigos. Para isso, são feitos vários tipos de ações promocionais, que aproveitam uma ocasião particular e instigam o engajamento das pessoas.
A seguir, veja em detalhes o que são ações promocionais e seus tipos. Confira também como escolhê-las e usá-las em sua empresa. Boa leitura!
O que é ação promocional e quais as vantagens de realizá-la?
Como você viu, uma ação promocional é feita para conquistar um público. Para isso, ela pode ser feita de várias maneiras. Por exemplo, existem ações promocionais online como também as físicas, que podem ser feitas no contexto da empresa ou realizadas em público, em um evento.
Com ela, a sua organização pode aproveitar diversas vantagens. Por exemplo:
- despertar o interesse de pessoas que não conhecem a sua marca;
- bater metas específicas;
- fidelizar clientes que já compraram;
- fortalecer sua marca no mercado.
Quais são os tipos de ações promocionais?
Não existe uma regra para se realizar campanhas promocionais. Afinal, elas devem ser feitas de acordo com as necessidades da empresa. Porém, é possível resumir os tipos de ações de marketing promocional em alguns casos.
- Ação de ponto de venda: como degustação de alimentos no mercado, podem apresentar um produto novo ou reforçar a marca em uma data especial.
- Ações para público interno: no endomarketing, o foco é agradar os colaboradores e fortalecer o vínculo deles com a empresa.
- Blitz: na blitz, a empresa aproveita uma época sazonal ou comemorativa para mostrar sua marca e produtos.
Em todos esses exemplos de ações promocionais, é possível usar diversos tipos de materiais de divulgação, bem como brindes. Nesse caso, estes itens servem para reforçar a mensagem da ação, agradar as pessoas e fazer com que elas se lembrem e divulguem a marca depois.
Por isso, é possível escolher diversos tipos de brindes, usando itens avulsos ou kits personalizados, conforme o público que se queira alcançar.
Exemplos de ações promocionais online e para e-commerce

Viu, como as ações promocionais têm grande potencial? A seguir, confira mais exemplos que você pode usar em sua empresa!
Ações promocionais em eventos
Os eventos são realizados com uma finalidade específica. Por exemplo, em um show de música, o objetivo é assistir à apresentação do artista. Nesse caso, é possível usar várias medidas para alcançar o público.
Por exemplo, antes do evento, é possível fazer parcerias e vender ingressos exclusivos para clientes de determinada marca. Durante o evento, é possível usar brindes e vender produtos oficiais.
Já em uma transmissão online de e-commerce, é possível apresentar novidades, fazer sorteios e oferecer descontos para quem está participando.
Ações promocionais merchandising
Na ação de merchandising, o objetivo é fazer circular produtos e torná-los conhecidos do público. Um exemplo que conhecemos bem é quando um filme ou programa de TV faz a propaganda do produto em seus conteúdos. Mas além disso, ele pode envolver medidas físicas, como colocar displays em um supermercado.
Ações relâmpago
Na ação relâmpago, o objetivo é promover a venda de produtos de forma rápida, usando o recurso da urgência e até da escassez. Nesse caso, costumam ser combinados descontos, promoções “leve um, pague dois” e também brindes. Um exemplo conhecido de sua aplicação é a Black Friday.
Dicas de como escolher as ações promocionais mais estratégicas e impactantes
Para escolher as melhores ações promocionais para sua empresa, vale a pena seguir algumas dicas importantes. Por exemplo:
- conhecer bem seu público e saber o que melhor vai alcançá-lo;
- entender os fatores que envolvem a ação, por exemplo, eventos de terceiros;
- pensar o orçamento de forma a potencializar o recurso para alcançar mais pessoas;
- escolher brindes úteis e focados no público, para aproveitar um melhor custo-benefício e alcance.
Colocando em prática: Como aplicar ações promocionais de sucesso?

Depois de conhecer algumas das estratégias promocionais, é essencial seguir certas dicas para aplicá-las.
- Saber o “timing” certo de uma ação, especialmente se for sazonal.
- Aproveitar a ocasião para transmitir a mensagem de mais de uma forma, por exemplo, usando um QR Code com mais informações em um brinde.
- Divulgar a ação com antecedência, para promover o engajamento das pessoas na hora certa.
- Combinar vários tipos de ações, a fim de alcançar a meta com mais precisão.
Datas sazonais importantes para ações promocionais + ideias incríveis de brindes
As ações promocionais de sucesso são aquelas que envolvem um bom planejamento e aproveitam oportunidades, sabendo chegar até o público ideal. No caso das datas sazonais, algumas ocasiões são ideais para serem exploradas.
- Festa Junina: tradicional no Brasil, as pessoas se engajam bastante. Por isso, podem ser realizadas pela empresa para seus públicos internos e externos. Aqui, bons exemplos de brindes são comidas típicas com enfeites juninos.
- Natal: uma ocasião de celebração, a ação promocional pode envolver clientes e colaboradores em um evento especial, como um jantar de gala ou show. Nele, pode ocorrer distribuição de brindes como presente, por exemplo, kits de vinho personalizados.
- Dia dos Pais: as ações promocionais de Dia dos Pais são ocasiões para valorizar esse papel nas famílias. Para isso, é possível dar brindes quando o cliente compra presentes para os pais, bem como aproveitar a ocasião para apresentar produtos novos e usar descontos.
- Dia dos Namorados: no Dia dos Namorados, as empresas podem usar a comemoração para vender mais produtos e serviços, focados em um nicho de seu público. Além disso, também podem promover ações mais completas, focando em experiências e sorteios, como viagens e kits de brindes.
Quer fazer uma ação corporativa de sucesso na sua empresa? Confira os brindes da Ninja Brindes!
Conclusão
É importante criar ações promocionais criativas para retomar o interesse dos clientes por sua empresa, bem como alcançar novas pessoas. Para isso, é possível usar várias delas, como mostramos neste post. Dentre as soluções, os brindes atendem a qualquer tipo de ação, apresentando bom custo-benefício e servindo como um chamariz para engajar a pessoa. Além disso, eles podem ser usados por anos, o que também ajuda a marca a se tornar familiar para a pessoa e divulgar a empresa durante muito tempo.

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