Atendente de um restaurante entregando menu para uma cliente, ambas sorrindo, simbolizando ações promocionais. As mesas do lugar são bem iluminadas com luz natural do sol, ao lado tem grama e sobre a mesa da cliente há um prato com um alimento e duas taças de suco de cor laranja.
Blog

Tipos de ações promocionais para impactar seus clientes

O marketing promocional é uma estratégia feita para encontrar novos clientes e fidelizar os antigos. Para isso, são feitos vários tipos de ações promocionais, que aproveitam uma ocasião particular e instigam o engajamento das pessoas.

A seguir, veja em detalhes o que são ações promocionais e seus tipos. Confira também como escolhê-las e usá-las em sua empresa. Boa leitura!

O que é ação promocional e quais as vantagens de realizá-la?

Como você viu, uma ação promocional é feita para conquistar um público. Para isso, ela pode ser feita de várias maneiras. Por exemplo, existem ações promocionais online como também as físicas, que podem ser feitas no contexto da empresa ou realizadas em público, em um evento.

Com ela, a sua organização pode aproveitar diversas vantagens. Por exemplo:

  • despertar o interesse de pessoas que não conhecem a sua marca;
  • bater metas específicas;
  • fidelizar clientes que já compraram;
  • fortalecer sua marca no mercado.

Quais são os tipos de ações promocionais?

Não existe uma regra para se realizar campanhas promocionais. Afinal, elas devem ser feitas de acordo com as necessidades da empresa. Porém, é possível resumir os tipos de ações de marketing promocional em alguns casos.

  • Ação de ponto de venda: como degustação de alimentos no mercado, podem apresentar um produto novo ou reforçar a marca em uma data especial.
  • Ações para público interno: no endomarketing, o foco é agradar os colaboradores e fortalecer o vínculo deles com a empresa.
  • Blitz: na blitz, a empresa aproveita uma época sazonal ou comemorativa para mostrar sua marca e produtos.

Em todos esses exemplos de ações promocionais, é possível usar diversos tipos de materiais de divulgação, bem como brindes. Nesse caso, estes itens servem para reforçar a mensagem da ação, agradar as pessoas e fazer com que elas se lembrem e divulguem a marca depois.

Por isso, é possível escolher diversos tipos de brindes, usando itens avulsos ou kits personalizados, conforme o público que se queira alcançar.

Exemplos de ações promocionais online e para e-commerce

Um aperto de mãos, simbolizando exemplos de ações promocionais. Há símbolos digitais flutuantes na imagens, com pessoas, relatório, lupa em documento, pessoa trabalhando em mesa de escritório escrito "job" (emprego/trabalho, em inglês), um imã atraindo pessoas, simbolizando clientes etc

Viu, como as ações promocionais têm grande potencial? A seguir, confira mais exemplos que você pode usar em sua empresa!

Ações promocionais em eventos

Os eventos são realizados com uma finalidade específica. Por exemplo, em um show de música, o objetivo é assistir à apresentação do artista. Nesse caso, é possível usar várias medidas para alcançar o público.

Por exemplo, antes do evento, é possível fazer parcerias e vender ingressos exclusivos para clientes de determinada marca. Durante o evento, é possível usar brindes e vender produtos oficiais.

Já em uma transmissão online de e-commerce, é possível apresentar novidades, fazer sorteios e oferecer descontos para quem está participando.

Ações promocionais merchandising

Na ação de merchandising, o objetivo é fazer circular produtos e torná-los conhecidos do público. Um exemplo que conhecemos bem é quando um filme ou programa de TV faz a propaganda do produto em seus conteúdos. Mas além disso, ele pode envolver medidas físicas, como colocar displays em um supermercado.

Ações relâmpago

Na ação relâmpago, o objetivo é promover a venda de produtos de forma rápida, usando o recurso da urgência e até da escassez. Nesse caso, costumam ser combinados descontos, promoções “leve um, pague dois” e também brindes. Um exemplo conhecido de sua aplicação é a Black Friday.

Dicas de como escolher as ações promocionais mais estratégicas e impactantes

Para escolher as melhores ações promocionais para sua empresa, vale a pena seguir algumas dicas importantes. Por exemplo:

  • conhecer bem seu público e saber o que melhor vai alcançá-lo;
  • entender os fatores que envolvem a ação, por exemplo, eventos de terceiros;
  • pensar o orçamento de forma a potencializar o recurso para alcançar mais pessoas;
  • escolher brindes úteis e focados no público, para aproveitar um melhor custo-benefício e alcance.

Colocando em prática: Como aplicar ações promocionais de sucesso?

Farmacêutico com óculos de grau, segurando prancheta, mostrando produtos numa prateleira para uma cliente atenta, simbolizando como escolher ações promocionais de sucesso

Depois de conhecer algumas das estratégias promocionais, é essencial seguir certas dicas para aplicá-las.

  • Saber o “timing” certo de uma ação, especialmente se for sazonal.
  • Aproveitar a ocasião para transmitir a mensagem de mais de uma forma, por exemplo, usando um QR Code com mais informações em um brinde.
  • Divulgar a ação com antecedência, para promover o engajamento das pessoas na hora certa.
  • Combinar vários tipos de ações, a fim de alcançar a meta com mais precisão.

Datas sazonais importantes para ações promocionais + ideias incríveis de brindes

As ações promocionais de sucesso são aquelas que envolvem um bom planejamento e aproveitam oportunidades, sabendo chegar até o público ideal. No caso das datas sazonais, algumas ocasiões são ideais para serem exploradas.

  • Festa Junina: tradicional no Brasil, as pessoas se engajam bastante. Por isso, podem ser realizadas pela empresa para seus públicos internos e externos. Aqui, bons exemplos de brindes são comidas típicas com enfeites juninos.
  • Natal: uma ocasião de celebração, a ação promocional pode envolver clientes e colaboradores em um evento especial, como um jantar de gala ou show. Nele, pode ocorrer distribuição de brindes como presente, por exemplo, kits de vinho personalizados.
  • Dia dos Pais: as ações promocionais de Dia dos Pais são ocasiões para valorizar esse papel nas famílias. Para isso, é possível dar brindes quando o cliente compra presentes para os pais, bem como aproveitar a ocasião para apresentar produtos novos e usar descontos.
  • Dia dos Namorados: no Dia dos Namorados, as empresas podem usar a comemoração para vender mais produtos e serviços, focados em um nicho de seu público. Além disso, também podem promover ações mais completas, focando em experiências e sorteios, como viagens e kits de brindes.

Quer fazer uma ação corporativa de sucesso na sua empresa? Confira os brindes da Ninja Brindes!

Conclusão

É importante criar ações promocionais criativas para retomar o interesse dos clientes por sua empresa, bem como alcançar novas pessoas. Para isso, é possível usar várias delas, como mostramos neste post. Dentre as soluções, os brindes atendem a qualquer tipo de ação, apresentando bom custo-benefício e servindo como um chamariz para engajar a pessoa. Além disso, eles podem ser usados por anos, o que também ajuda a marca a se tornar familiar para a pessoa e divulgar a empresa durante muito tempo.

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brindes Personalizados, Squeeze Personalizado, Squeeze Dobrável Personalizado, Garrafa Squeeze Personalizado, Squeeze Aluminio Personalizado, Squeeze Térmico Personalizado, Squeeze Pet Personalizado Ecológico, Squeeze Plástico Personalizado, Agendas Personalizadas, Canudos Personalizados, Régua Personalizada, Borracha Personalizada, Porta Óculos Personalizado, Porta Comprimidos Personalizado, Porta Terno Personalizado, Porta Garrafa Térmico Personalizado, Porta Copos Personalizados, Lanterna Personalizada, Cadernos Personalizados, Bloco de Anotação Personalizado, Bloquinho Personalizado, Canetas Personalizadas, Cordão para Crachá Personalizado, Lápis Personalizado, Pins Personalizados, Porta Documentos Personalizados, Cronometro Personalizado, Porta Retrato Personalizado, Chaveiro Personalizado, Pulseiras Personalizadas, Bexigas Personalizadas, Botons Personalizados, Higiêne Beleza e Bem Estar, Aromatizante de Ambiente Personalizado, Borrifador Personalizado, Lixa de Unha Personalizada, Porta Escova de Dente Personalizado, Brindes Tecnológicos, Pen Card Personalizado, Brindes Para Pet Shop, Mouse Pad Personalizado, Organizador de Cabos Personalizado, Adaptador de Tomada Universal Personalizado, Porta Retrato Personalizado Digital, Headphone Personalizado, Bandanas personalizadas, Esporte Lazer e Praia, Frescobol Personalizado, Cooler Personalizado, Carrinho Cooler Personalizado, Materiais PDV Personalizado, Coqueteleira Personalizada, Esteira de Praia Personalizada, Guarda Chuva Personalizado, Guarda Sol Personalizado, Ombrelone Personalizado, Ioiô Personalizado, Porta Garrafa Personalizado, Porta Lata Personalizado, Bolas Personalizadas, Cadeira de Praia Personalizada, Baldinho de Praia Personalizado, Frisbee Personalizado, Viseiras Personalizadas, Bolas de Eva Personalizadas, Datas Especiais, Brindes Outubro Rosa, Novembro Azul Brindes, Brindes Dia dos Pais, Brinde Dia da Mulher, Mascaras Personalizadas, Kits Personalizados, Kit Banho Personalizado, Kit Blocos Personalizado, Kit Academia Personalizado, Kit Escolar Personalizado, Kit Chocolate Personalizado, Kit Brigadeiro Personalizado, Kit Poker Personalizado, Kit Relax Personalizado, Web Rádio Verdão, Kit Necessaire Personalizado, Kit Pipocas Personalizado, Kit Massagem Personalizado, Kit Caderno e Caneta Personalizado, Kit Café Personalizado, Kit Caneca Personalizado, Kit Caneca e Garrafa Personalizado, Kit Yoga Personalizado, Kit Velas Personalizado, Kit Caneta Personalizado, Kit Caneta Chaveiro Personalizdo, Kit Maquiagem Personalizado, Kit Canivete Personalizado, Kit canudo reutilizável Personalizado, Kit chá Personalizado, Kit Coqueteleira Personalizado, Kit facas Personalizado, Kit Fondue Personalizado, Kit Halloween Personalizado, Kit lixas Personalizado, Kit Escritório Personalizado, Kit Azeite Personalizado, Kit Vinho Personalizado, Kit automotivo Personalizado, Kit Pizza Personalizado, Kit Bar Personalizado, Kit engraxate Personalizado, Kit de lembrancinhas Personalizado, Kit Álcool Gel Personalizado, Kit caneta marca texto Personalizado, kit higiene e limpeza Personalizado, Kit costura Personalizado, Kit Ferramenta Personalizado, Kit Champagne Personalizado, Kit Aperitivo Personalizado, Kit Barbear Personalizado, Kit Baralho Personalizado, Kit Churrasco Personalizado, Kit Aromatizador Personalizado, Kit Avental Personalizado, Kit Queijo Personalizado, Kit Cerveja Personalizado, Kit chaveiro Personalizado, Kit de Copos Personalizado, Kit de Mesa Personalizado, Kit Viagem Personalizado, Kit caneta e lapiseira Personalizado, Kit Caipirinha Personalizado, Brindes de Couro Personalizados, Identificador de Bagagem Couro Personalizado, Mochila de Couro Personalizada, Mouse Pad de Couro Personalizado, Necessaire de Couro Personalizada, Pasta de Couro Personalizada, Porta Cartão de Couro Personalizado, Carteira de Couro Personalizada, Bolsa de Couro Personalizada, Brindes para Carros Personalizado, Caneca Personalizada, Caneca Personalizada Acrílico, Caneca Para Personalizar, Caneca Personalizada Preço, Caneca Personalizada com Nome, Caneca Personalizada Porcelana, Caneca de Vidro, Caneca de Chopp Personalizada, Caneca de Alumínio Personalizada, Copo Ecológico Personalizado, Copos Personalizados, Copo de Silicone Retratil Personalizado, Copos para Festas Personalizados, Copos para Viagem Personalizados, Copos Plásticos Personalizados, Copos Térmicos Personalizados, Copos para Café Personalizados, Copos Neon Personalizados, Copos de Vidro Personalizados, Copo Long Drink Personalizado, Copo com Canudo Personalizado, Copos de Acrílico Personalizados, Brindes Corporativos, Cerveja Personalizada, Relógios Personalizados, Moleskine personalizado, Camisetas Personalizadas, Protetor de Camera Personalizado, Lupas Personalizadas, Garrafa Térmica Personalizada, Relógios de Mesa Personalizado, Calculadora Personalizada, Almofadas Personalizadas, Bonés Personalizados, Capa de Cadeira Personalizada, Balde de Gelo Personalizado, Ampulheta Personalizada, Identificador de Bagagem Personalizado, Porta Bolsa Personalizado, Capa de Mala Personalizado, Massageador de Madeira Personalizado, Brindes de Verão, Bolsas, Mochilas, Pastas e Ecobags, Mochilas Personalizadas, Sacolas Personalizadas, Ecobags, Sacolas Ecológicas, Bolsa de Viagem Personalizada, Sacolas de Papel Personalizadas, Bolsa Térmica Personalizada, Porta Tênis Personalizado, Mochila Saco Personalizado, Sacolas de TNT Personalizadas, Para Casa, Abridor de Garrafa Personalizado, Avental Personalizado, Balde de Pipoca Personalizado, Bolacha de Chopp Personalizada, Garrafas Personalizadas, Imã de Geladeira Personalizado, Marmita Personalizada, Mexedor de Drink Personalizado, Mini Liquidificador Personalizado, Taças Personalizadas, Brindes Ecológicos, Lápis Semente Personalizado, Uso individual, Toalhas Personalizadas, Luminária Personalizado, Marcador de Página Personalizado, Necessaire Personalizada, Óculos Personalizados, Porta Cartão Personalizado, Porta Comprimido Personalizado, Porta Dinheiro Personalizado, Porta Preservativo Personalizado, Troféu Personalizado, Placa de homenagem Personalizada, Álcool Gel Chaveiro, Chinelos Personalizados, Máscara de Dormir Personalizada, Cofre Personalizado, Chapéu Personalizado, Canga Personalizada, Bolas de Vinil Personalizadas, Bola Anti-Stress Personalizada, Brindes para mulheres, Brindes de EVA Personalizados, Chaveiro de Eva Personalizado, Viseira EVA Personalizada, Mouse Pad EVA Personalizado, Tapete e Tatame EVA Personalizado, Porta Copo EVA Personalizado, Chapéu EVA Personalizado