
Como Calcular o ROI de Campanhas de Marketing Usando Brindes Corporativos
Já ouviu falar do ROI? O Retorno sobre Investimento não precisa ser um bicho de sete cabeças para você. No universo do marketing de promoção, o ROI precisa mensurar se as ações com brindes corporativos estão valendo a pena.
Mas antes de entrar para esse assunto de maneira mais aprofundada, vamos conhecer um pouquinho sobre o ROI e como ele impacta as ações promocionais de forma prática e eficiente.
O que é ROI e por que ele importa no marketing com brindes?
No nosso bom e velho português, a sigla ROI pode ser traduzida como Retorno sobre o Investimento. Ela é responsável pelo cálculo básico para saber se uma ação (no caso desse artigo, o ROI de brindes corporativos) trouxe lucros ou prejuízos.
É uma fórmula simples, mas poderosa:
ROI = (Receita gerada – Custo do investimento) / Custo do investimento
Ao calcular a fórmula acima, é preciso que o número seja positivo para que a ação tenha sido um sucesso. Mas se for negativo, é hora de ajustar os lemes e a estratégia.
O que acompanhar, então, para saber se a tática com brindes está dando resultado? Afinal, nem sempre o ROI aparece direto no caixa no caso de brindes corporativos.
Veja o checklist:
- Aumento no número de seguidores ou acessos após distribuição de brindes.
- Conversões vindas de campanhas com brindes (ex: QR code, cupom promocional).
- Feedbacks positivos de clientes que receberam o brinde.
- Retorno de leads impactados pela ação.
Entender essa receitinha básica transforma por completo suas estratégias de marketing. Uma vez implantado, o ROI se torna um aliado poderoso em qualquer plano de marketing adotado pela sua empresa.
Como mensurar o impacto real dos brindes?
É lógico que ver o sorriso das pessoas ao receber um brinde é de grande valia. Mas no final das contas, se queremos falar de ROI, precisamos de dados. Como saber se aquela ecobag estilosa que você distribuiu na feira de negócios deu resultado?
Comece pelo óbvio: estabeleça metas claras antes da ação. Vamos supor que seu objetivo era atrair 200 contatos novos em um evento. Calcule o número real de leads que entraram em sua lista de contatos para saber o desempenho da ação.
Inclua também métricas indiretas, como aumento de orçamentos solicitados e até maior engajamento nas redes sociais.
Dicas para medir o impacto:
- Crie campanhas com códigos únicos ou QR Codes para rastrear a origem.
- Faça pesquisas de satisfação e inclua a pergunta: “Você recebeu um brinde da nossa marca?”.
- Use links rastreáveis nos materiais que acompanham os brindes.
- Monitore a repetição de uso dos brindes (clientes que postam usando, por exemplo).
Tenha uma lista de dados completa, para que fique mais fácil o cálculo do ROI. Essas métricas serão de auxílio para descobrir quais brindes funcionam melhor com o seu público.
Calculando o ROI passo a passo (sem complicação)
Vamos fazer alguns cálculos simples, no passo a passo para que você entenda melhor como funciona o ROI? Imagine que você investiu R$ 5.000 em canecas personalizadas para um evento. Distribuiu todas as unidades e, nos três meses seguintes, recebeu R$ 20.000 em vendas de novos clientes que conheceram sua empresa nesse evento.
A fórmula fica assim:
ROI = (20.000 – 5.000) / 5.000 = 3 ou 300%
Isso significa que, para cada R$ 1 investido, você teve R$ 3 de retorno. Nada mal, né?
Para fazer esse cálculo com segurança:
- Some todos os custos envolvidos (produção, transporte, embalagem, equipe, etc.).
- Meça a receita gerada a partir da campanha de brindes (novas vendas, contratos, parcerias).
- Considere o tempo de maturação da campanha — às vezes o retorno vem semanas depois.
- Use um software de CRM ou planilhas bem organizadas para acompanhar os leads.
Não é tão difícil quanto parece, certo? Ter esse calculo em mãos é fundamental para defender aquele aumento no orçamento de marketing!
É importante lembrar de outro aspecto que envolve o ROI. Nem tudo está relacionado com números. Um exemplo disso: aquele cliente que guarda uma mochila especial que ganhou no evento há anos, ou um funcionário que usa todos os dias a agenda da empresa, ambos estão promovendo a marca sem você precisar gastar com mais nada.
Podemos dizer que isso é retorno, de certa maneira. Um investimento que vale a pena!
Brindes que geram ROI de verdade: escolha com estratégia
Aqui na Ninja, sabemos que o segredo por trás dos números é a escolha certa. Podemos te ajudar na missão de escolher itens que combinam com o seu público.
Veja algumas opções de impacto:
- Ecobags personalizadas: ideais para eventos e feiras, com ótima área de impressão.
- Canecas térmicas: uso diário no trabalho e em casa, sua marca em destaque o tempo todo.
- Cadernos com capa personalizada: úteis para treinamentos, workshops e kits corporativos.
Converse com um de nossos ninjas e escolha os melhores produtos, que realmente dão retorno sobre o seu investimento. Vamos lá?
Luiz Mata Hitle
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