Uma mão com camisa branca social, simbolizando a empresa, entregando uma carinha feliz verde para uma mão com blazer, simbolizando cliente. A imagem representa dicas de como encantar o cliente
Blog

Como encantar o cliente? Dicas importantes e que dão resultado

Muito se fala sobre como encantar o cliente nos dias atuais. Afinal, com novos conceitos de Marketing 4.0 sendo adotados e um grande foco no consumidor, esse processo se torna mais importante. Aliás, ele é essencial quando se tem tanta presença online e uma maior concorrência entre as empresas.

A seguir, entenda melhor o que significa encantar clientes e a importância desse processo. Além disso, saiba dicas de como encantar o seu público e vender mais. Boa leitura!

O que é encantar o cliente?

Na hora de tomar uma decisão em relação ao seu público, a pergunta mais comum que vem à mente é: o que significa satisfazer e encantar o cliente? Afinal, isso pode ser feito de várias formas.

Basicamente, fazer o chamado “encantamento” do cliente significa não só atender às suas necessidades, em relação a seu produto e serviço, mas ir além. Ou seja, fazer com que o contato entre cliente e empresa seja tão bom que a pessoa vai ficar “encantada”. 

Por isso, hoje também se fala em criar uma boa experiência do consumidor, para que desde o atendimento até o pós-venda, ele esteja satisfeito.

Por que é importante encantar o cliente?

Três botões de carinha, sendo um vermelho (triste), um amarelo (neutro) e um verde (feliz, sorrindo). A o botão da última carinha, feliz, é o que está sendo apertado. Simbolizando a importância de encantar clientes

Se você se pergunta por que encantar clientes é tão importante hoje em dia, saiba que isso acontece por diversos motivos.

O primeiro e mais óbvio é que isso é fundamental para a saúde financeira do negócio. Afinal, consumidores satisfeitos compram mais e aumentam o faturamento.

Mas além disso, esse processo também está muito relacionado com fidelizar o cliente. Em um mundo digital em que seu concorrente pode estar na esquina ou na China, manter o consumidor comprando com você se tornou uma necessidade. Para isso, não basta só um produto de qualidade, é preciso que a experiência toda seja positiva e valorizada pela pessoa.

Ou seja, por meio do encantamento, você mostra seus diferenciais e dá razões para o cliente acreditar que, apesar de tantas outras venderem a mesma coisa, comprar com a sua empresa é a melhor decisão.

Como encantar o cliente e vender mais?

Viu a importância de saber como encantar um cliente? Então agora é preciso saber como aplicar esse processo. Para isso, vale a pena seguir alguns passos que abordam toda a experiência do consumidor.

  • Fortaleça a cultura do seu negócio.
  • Estude o público-alvo e conheça as necessidades do seu cliente.
  • Valorize o tempo do seu consumidor e entregue profissionalismo sempre.
  • Use a tecnologia a seu favor e esteja presente quando a pessoa precisar.
  • Ouça feedbacks e seja ágil em criar soluções para os problemas.
  • Seja empático e evite frustrar ou irritar seu cliente.
  • Foque nos resultados e no sucesso do consumidor.
  • Busque formas constantes de inovar em produtos e serviços.
  • Tenha uma identidade clara e seja fiel a ela.
  • Entenda sobre seus concorrentes e saiba como agir diferente.
  • Descubra os nichos do seu público e fale com cada um da forma adequada.
  • Trate cada cliente como uma pessoa única.

Outras dicas de como encantar o cliente

Há várias dicas importantes que você pode aplicar para encantar o cliente de verdade. A seguir, vamos abordar melhor alguns pontos principais para você ter bons resultados. Confira!

O que é essencial para o cliente se sentir encantado?

Se você quer ficar encantando clientes apenas para vender mais, é importante expandir as suas ideias. Isso porque o foco principal não é aumentar os lucros e esquecer da pessoa, mas sim criar uma conexão tão valorizada entre empresa e cliente que faça com que ele queira voltar. Ou seja, o principal é conseguir familiaridade com cada consumidor.

Por isso, tudo o que você fizer deve ser voltado para que o cliente conheça a sua marca e essência, e esteja disposto a confiar porque ela apresenta as melhores soluções e se preocupa com suas necessidades.

Com isso, mesmo que haja produtos mais baratos, marcas que seguem tendências e outras ofertas tentadoras dos concorrentes, o consumidor vai decidir comprar o produto ou serviço com você, pois a soma de tudo vale a pena. 

Afinal, sua empresa despertou a confiança e sentimentos de pertencimento da pessoa naquele seu grupo de clientes. 

Um exemplo de como isso acontece é a atuação de empresas como a Apple, a Coca-Cola e até a aplicação do método Disney de encantar clientes, que focou em criar um universo próprio e com forte identidade, que décadas depois ainda é reconhecido e valorizado por novas gerações de consumidores.

Como encantar o cliente no atendimento?

Mão de terno desenhando cinco estrelas, simbolizando um atendimento encantador

A sua marca deve mostrar que é única para cada pessoa que entrar em contato com a empresa. Por isso, o encantamento começa no atendimento. 

Nessa etapa, é preciso aplicar alguns passos básicos, que todas as marcas usam para conquistar o interesse do cliente, especialmente dos novos consumidores.

  • Crie um tratamento diferenciado e que surpreenda a pessoa.
  • Use um atendimento personalizado, chamando-a pelo seu nome e mostrando que você a vê como um cliente único, não só mais um entre vários.
  • Ouça atentamente o que ela precisa e responda de acordo.
  • Não force ofertas e promoções que ela não quer ou não está ainda preparada para comprar.
  • Tenha cuidado com o contato digital, como mensagens de WhatsApp e e-mail marketing, para que a pessoa não receba conteúdos demais e decida bloquear sua empresa. 
  • Crie um autoatendimento prático, mas tenha formas fáceis e diretas de a pessoa contatar um atendente real quando quiser.

Como gerar encantamento através de brindes?

Bom atendimento, qualidade, simpatia, ofertas… Cada detalhe faz parte de oferecer uma boa experiência e encantar os clientes. 

Mas além disso, uma ação antiga, que pode ser a melhor estratégia para melhorar a experiência do cliente, também pode ser usada. Estamos falando do uso de brindes.

Seja para um atendimento encantador ou na hora da compra, esses itens são ótimos para conquistar o interesse do consumidor e agradá-lo. Afinal, funcionam como um presente e, geralmente, conseguem surpreender a pessoa. Aliás, eles até podem fazê-la comprar mais ou adquirir produtos de ticket maior, para que sejam recebidos.

Além disso, com tanta variedade de opções e preços, você pode escolher itens com ótimo custo-benefício, conforme seu orçamento, para alcançar cada nicho de seu público. 

Assim, não só agrada os clientes, mas pode obter outras vantagens como a divulgação de sua marca, seja porque a pessoa decidiu indicar sua empresa ou porque ela vai usar o brinde em público e mostrá-lo a todos.

Portanto, vale a pena usá-los junto com seus produtos, ou ainda, em datas especiais e ações de engajamento, como os sorteios. Dessa forma, além de trazer novidades para os consumidores, eles podem se sentir mais próximos de sua empresa.

Descubra todas as opções que a Ninja Brindes tem para você usar e conseguir encantar os clientes!

Conclusão

Saber como encantar o cliente no primeiro contato é essencial. Afinal, com tanta concorrência, as chances de captar o interesse de um novo consumidor e mantê-lo fidelizado são menores. Assim, praticar um bom atendimento e oferecer produtos de qualidade são essenciais. Além disso, aproveitar os brindes é uma boa forma de mostrar seu diferencial e praticar um bom tratamento. Dessa forma, o encantamento do cliente vai ser completo.

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brindes Personalizados, Squeeze Personalizado, Squeeze Dobrável Personalizado, Garrafa Squeeze Personalizado, Squeeze Aluminio Personalizado, Squeeze Térmico Personalizado, Squeeze Pet Personalizado Ecológico, Squeeze Plástico Personalizado, Agendas Personalizadas, Canudos Personalizados, Régua Personalizada, Borracha Personalizada, Porta Óculos Personalizado, Porta Comprimidos Personalizado, Porta Terno Personalizado, Porta Garrafa Térmico Personalizado, Porta Copos Personalizados, Lanterna Personalizada, Cadernos Personalizados, Bloco de Anotação Personalizado, Bloquinho Personalizado, Canetas Personalizadas, Cordão para Crachá Personalizado, Lápis Personalizado, Pins Personalizados, Porta Documentos Personalizados, Cronometro Personalizado, Porta Retrato Personalizado, Chaveiro Personalizado, Pulseiras Personalizadas, Bexigas Personalizadas, Botons Personalizados, Higiêne Beleza e Bem Estar, Aromatizante de Ambiente Personalizado, Borrifador Personalizado, Lixa de Unha Personalizada, Porta Escova de Dente Personalizado, Brindes Tecnológicos, Pen Card Personalizado, Brindes Para Pet Shop, Mouse Pad Personalizado, Organizador de Cabos Personalizado, Adaptador de Tomada Universal Personalizado, Porta Retrato Personalizado Digital, Headphone Personalizado, Bandanas personalizadas, Esporte Lazer e Praia, Frescobol Personalizado, Cooler Personalizado, Carrinho Cooler Personalizado, Materiais PDV Personalizado, Coqueteleira Personalizada, Esteira de Praia Personalizada, Guarda Chuva Personalizado, Guarda Sol Personalizado, Ombrelone Personalizado, Ioiô Personalizado, Porta Garrafa Personalizado, Porta Lata Personalizado, Bolas Personalizadas, Cadeira de Praia Personalizada, Baldinho de Praia Personalizado, Frisbee Personalizado, Viseiras Personalizadas, Bolas de Eva Personalizadas, Datas Especiais, Brindes Outubro Rosa, Novembro Azul Brindes, Brindes Dia dos Pais, Brinde Dia da Mulher, Mascaras Personalizadas, Kits Personalizados, Kit Banho Personalizado, Kit Blocos Personalizado, Kit Academia Personalizado, Kit Escolar Personalizado, Kit Chocolate Personalizado, Kit Brigadeiro Personalizado, Kit Poker Personalizado, Kit Relax Personalizado, Web Rádio Verdão, Kit Necessaire Personalizado, Kit Pipocas Personalizado, Kit Massagem Personalizado, Kit Caderno e Caneta Personalizado, Kit Café Personalizado, Kit Caneca Personalizado, Kit Caneca e Garrafa Personalizado, Kit Yoga Personalizado, Kit Velas Personalizado, Kit Caneta Personalizado, Kit Caneta Chaveiro Personalizdo, Kit Maquiagem Personalizado, Kit Canivete Personalizado, Kit canudo reutilizável Personalizado, Kit chá Personalizado, Kit Coqueteleira Personalizado, Kit facas Personalizado, Kit Fondue Personalizado, Kit Halloween Personalizado, Kit lixas Personalizado, Kit Escritório Personalizado, Kit Azeite Personalizado, Kit Vinho Personalizado, Kit automotivo Personalizado, Kit Pizza Personalizado, Kit Bar Personalizado, Kit engraxate Personalizado, Kit de lembrancinhas Personalizado, Kit Álcool Gel Personalizado, Kit caneta marca texto Personalizado, kit higiene e limpeza Personalizado, Kit costura Personalizado, Kit Ferramenta Personalizado, Kit Champagne Personalizado, Kit Aperitivo Personalizado, Kit Barbear Personalizado, Kit Baralho Personalizado, Kit Churrasco Personalizado, Kit Aromatizador Personalizado, Kit Avental Personalizado, Kit Queijo Personalizado, Kit Cerveja Personalizado, Kit chaveiro Personalizado, Kit de Copos Personalizado, Kit de Mesa Personalizado, Kit Viagem Personalizado, Kit caneta e lapiseira Personalizado, Kit Caipirinha Personalizado, Brindes de Couro Personalizados, Identificador de Bagagem Couro Personalizado, Mochila de Couro Personalizada, Mouse Pad de Couro Personalizado, Necessaire de Couro Personalizada, Pasta de Couro Personalizada, Porta Cartão de Couro Personalizado, Carteira de Couro Personalizada, Bolsa de Couro Personalizada, Brindes para Carros Personalizado, Caneca Personalizada, Caneca Personalizada Acrílico, Caneca Para Personalizar, Caneca Personalizada Preço, Caneca Personalizada com Nome, Caneca Personalizada Porcelana, Caneca de Vidro, Caneca de Chopp Personalizada, Caneca de Alumínio Personalizada, Copo Ecológico Personalizado, Copos Personalizados, Copo de Silicone Retratil Personalizado, Copos para Festas Personalizados, Copos para Viagem Personalizados, Copos Plásticos Personalizados, Copos Térmicos Personalizados, Copos para Café Personalizados, Copos Neon Personalizados, Copos de Vidro Personalizados, Copo Long Drink Personalizado, Copo com Canudo Personalizado, Copos de Acrílico Personalizados, Brindes Corporativos, Cerveja Personalizada, Relógios Personalizados, Moleskine personalizado, Camisetas Personalizadas, Protetor de Camera Personalizado, Lupas Personalizadas, Garrafa Térmica Personalizada, Relógios de Mesa Personalizado, Calculadora Personalizada, Almofadas Personalizadas, Bonés Personalizados, Capa de Cadeira Personalizada, Balde de Gelo Personalizado, Ampulheta Personalizada, Identificador de Bagagem Personalizado, Porta Bolsa Personalizado, Capa de Mala Personalizado, Massageador de Madeira Personalizado, Brindes de Verão, Bolsas, Mochilas, Pastas e Ecobags, Mochilas Personalizadas, Sacolas Personalizadas, Ecobags, Sacolas Ecológicas, Bolsa de Viagem Personalizada, Sacolas de Papel Personalizadas, Bolsa Térmica Personalizada, Porta Tênis Personalizado, Mochila Saco Personalizado, Sacolas de TNT Personalizadas, Para Casa, Abridor de Garrafa Personalizado, Avental Personalizado, Balde de Pipoca Personalizado, Bolacha de Chopp Personalizada, Garrafas Personalizadas, Imã de Geladeira Personalizado, Marmita Personalizada, Mexedor de Drink Personalizado, Mini Liquidificador Personalizado, Taças Personalizadas, Brindes Ecológicos, Lápis Semente Personalizado, Uso individual, Toalhas Personalizadas, Luminária Personalizado, Marcador de Página Personalizado, Necessaire Personalizada, Óculos Personalizados, Porta Cartão Personalizado, Porta Comprimido Personalizado, Porta Dinheiro Personalizado, Porta Preservativo Personalizado, Troféu Personalizado, Placa de homenagem Personalizada, Álcool Gel Chaveiro, Chinelos Personalizados, Máscara de Dormir Personalizada, Cofre Personalizado, Chapéu Personalizado, Canga Personalizada, Bolas de Vinil Personalizadas, Bola Anti-Stress Personalizada, Brindes para mulheres, Brindes de EVA Personalizados, Chaveiro de Eva Personalizado, Viseira EVA Personalizada, Mouse Pad EVA Personalizado, Tapete e Tatame EVA Personalizado, Porta Copo EVA Personalizado, Chapéu EVA Personalizado