O que é comunicação visual: tipos, importância e como fazer
16/05/2023
Ninja Brindes

O que é comunicação visual: tipos, importância e como fazer

Você já ouviu sobre a importância de uma boa logomarca? Ou como escolher as cores certas ajuda sua empresa nas redes sociais? Provavelmente sim, não é mesmo? Afinal, faz parte de uma estratégia de marketing usar diferentes elementos para se comunicar com o público. Por isso, é tão importante saber o que é comunicação visual.

Neste post, confira mais sobre este conceito e sua importância. Veja também quais os principais tipos de peças que você pode usar e como ela faz diferença no marketing. Além disso, confira dicas para saber como aplicá-la em sua empresa. Boa leitura!

O que é comunicação visual é qual sua importância?

Para começar, vamos descobrir o que significa comunicação visual. Basicamente, ela é todo o tipo de material que usa elementos visuais para alcançar o seu consumidor. 

Seu objetivo maior é despertar rapidamente sensações e pensamentos na pessoa, por meio da visão. Além disso, ela também é uma forma de complementar e deixar mais interessante outros recursos, por exemplo, os textos.

Qual a importância da comunicação visual pro negócio?

Mas afinal, por que a comunicação visual é importante? Por que é preciso tanto cuidado na hora de criar a sua? 

Bem, se você já ouviu falar que “Uma imagem vale mais que mil palavras”, vai entender melhor o porquê de ela ter tanto peso.

Isso porque nós estamos cada vez mais acostumados com as imagens, especialmente por causa das redes sociais. Afinal, com elas, rapidamente identificamos o significado, diferente de textos, por exemplo, que precisam ser lidos para fazer sentido.

Assim, a comunicação visual é um meio rápido e eficiente de transmitir uma mensagem, inclusive, alcançando até pessoas que sequer falam o nosso idioma. Para notar isso, é só pensar nos símbolos básicos, como um coração, que pode significar “amor”, ou um sorriso, que quer dizer que alguém está feliz.

Dessa forma, as imagens e vídeos fazem mais parte da nossa vida agora. Portanto, são recursos com alto potencial de falar com seu cliente. 

Porém, é preciso cuidado. Afinal, o excesso de tanta informação também diminui a capacidade de atenção das pessoas. Aí, entra a importância de criar uma boa peça de comunicação visual, para ser diferente e conseguir não só atrair, mas manter o olhar do consumidor por mais tempo.

Quais são os principais tipos de comunicação visual?

Mulher editando vídeo em três monitores de computador, demonstrando um dos tipos de comunicação visual

Existem muitos recursos de comunicação visual que você pode usar em sua estratégia de marketing. Aliás, cada um pode funcionar de uma forma diferente, dependendo do momento em que o público o visualiza. Por isso, vale conhecer seus efeitos, antes de escolher o melhor.

  • Desenhos e ilustrações: ótimos para uma comunicação rápida e embalagens de produtos.
  • Fotos: uma forma de conexão com consumidores usando pessoas e ambientes reais, que pode servir para uma propaganda em outdoor ou nos meios digitais.
  • Vídeos: exigem um pouco mais de atenção do consumidor e são bons para explicar algum produto ou serviço.
  • Ícones e símbolos: podem combinar com outros meios, como fotos e ilustrações, para criar materiais impressos e digitais, como folders, banners e logomarcas.
  • Infográficos: é uma forma de ilustrar um texto, criando um material de instrução para o cliente.

Como funciona a comunicação visual?

A comunicação visual é usada para se conectar com os clientes. Por isso, pode ser usada em diferentes situações.

Uma delas é na hora de apresentar a empresa. Nesse caso, ela vai incluir a paleta de cores que vai compor a identidade visual da marca, bem como sua logo, com elementos gráficos, além de outros recursos que você pode querer usar para esta fase.

Ela também é a base de qualquer propaganda da sua empresa, seja veiculada no meio digital ou físico. Neste momento, ela anuncia um produto, lembra a pessoa da existência da sua marca ou comunica uma promoção.

Já a comunicação visual feita em embalagens foca em deixar o produto mais apresentável. Nesse caso, ela também pode compor brindes, que por si só, é um meio de alcançar melhor o cliente e mostrar um diferencial da empresa, buscando agradá-lo.

Qual é a relação entre comunicação visual e marketing?

A relação entre comunicação visual e marketing é muito importante. Isso porque é possível fazer o marketing de sua empresa com elementos escritos ou mesmo de voz, como na locução de rádio. Porém, as imagens têm muito peso. 

Portanto, os elementos visuais reforçam aquela mensagem e são os primeiros que as pessoas notam, antes de ler um anúncio.

O que é comunicação visual: Exemplos no marketing

Três mulheres sorrindo e interagindo em ambiente profissional, analisando post its em um mural de vidro, representando exemplos de comunicação visual no marketing

Você pode encontrar diferentes exemplos de comunicação visual bem-sucedidos no marketing mundial, que até servem de inspiração para sua empresa.

Por exemplo, o que a combinação da letra “M” amarela, em um fundo vermelho, lembra? A empresa McDonald’s, que já é tão famosa, que nem precisa escrever seu nome para que as pessoas associem a peça à sua marca.

Outro exemplo é uma maçã mordida, que lembra a todos da empresa Apple. Já um rótulo vermelho em uma garrafa de plástico preta, imediatamente recorda a Coca-Cola. 

Dessa forma, conseguimos notar que, além das boas estratégias de cada empresa, a sua comunicação visual foi tão bem trabalhada ao longo dos anos, que hoje basta ver uma associação parecida para lembrarmos da marca.

Como realizar e trabalhar a Comunicação Visual de uma empresa?

Para fazer uma boa comunicação visual não basta escolher as cores mais bonitas ou estilizar o nome da sua empresa de forma diferente. É preciso entender o que é comunicação visual de uma empresa na prática.

Ou seja, como esse conceito se aplica no seu caso. Afinal, não é porque tem uma lanchonete, que você vai usar o amarelo com vermelho e esperar o sucesso. Antes disso, é importante fazer muitas pesquisas e criar uma identidade única. Assim, para chegar à comunicação visual ideal, vale seguir dicas como:

  • entenda quem é seu público-alvo;
  • faça testes visuais para descobrir qual modelo funcionou melhor;
  • use elementos que as pessoas reconheçam com facilidade;
  • estude a concorrência e não copie;
  • busque uma ideia original relacionada ao seu produto para explorar.

A comunicação visual é forte quando você combina brindes em sua estratégia. Quer saber quais usar? CONFIRA O CATÁLOGO DA NINJA BRINDES!

Conclusão

Agora que você sabe o que faz a comunicação visual, é importante tomar boas decisões na hora de montar as peças publicitárias e a identidade visual da sua empresa. Afinal, como você viu, as imagens e vídeos são os primeiros elementos que uma pessoa nota e podem ser usados para expandir o alcance de sua empresa. Portanto, siga as dicas para escolher bons elementos e criar uma marca original. Assim, conforme for fortalecida, rapidamente as pessoas podem se lembrar dela!

Ninja Brindes

Ninja Brindes

A Samurai Brindes é uma empresa que reflete os valores dos grandes guerreiros que habitaram o Japão feudal! Somos os aliados dos nossos clientes, e seguindo o lema dessa antiga classe de guerreiros, quando uma missão está em nossas mãos, já poderá ser considerada cumprida, pois um verdadeiro Samurai trava uma interminável guerra pelas fronteiras do possível para cumprir o seu dever!