Pessoa mexendo em celular, com teclado multimídia, mesa digitalizadora e monitor de computador sobre a mesa.
Blog

O que é comunicação visual: tipos, importância e como fazer

Você já ouviu sobre a importância de uma boa logomarca? Ou como escolher as cores certas ajuda sua empresa nas redes sociais? Provavelmente sim, não é mesmo? Afinal, faz parte de uma estratégia de marketing usar diferentes elementos para se comunicar com o público. Por isso, é tão importante saber o que é comunicação visual.

Neste post, confira mais sobre este conceito e sua importância. Veja também quais os principais tipos de peças que você pode usar e como ela faz diferença no marketing. Além disso, confira dicas para saber como aplicá-la em sua empresa. Boa leitura!

O que é comunicação visual é qual sua importância?

Para começar, vamos descobrir o que significa comunicação visual. Basicamente, ela é todo o tipo de material que usa elementos visuais para alcançar o seu consumidor. 

Seu objetivo maior é despertar rapidamente sensações e pensamentos na pessoa, por meio da visão. Além disso, ela também é uma forma de complementar e deixar mais interessante outros recursos, por exemplo, os textos.

Qual a importância da comunicação visual pro negócio?

Mas afinal, por que a comunicação visual é importante? Por que é preciso tanto cuidado na hora de criar a sua? 

Bem, se você já ouviu falar que “Uma imagem vale mais que mil palavras”, vai entender melhor o porquê de ela ter tanto peso.

Isso porque nós estamos cada vez mais acostumados com as imagens, especialmente por causa das redes sociais. Afinal, com elas, rapidamente identificamos o significado, diferente de textos, por exemplo, que precisam ser lidos para fazer sentido.

Assim, a comunicação visual é um meio rápido e eficiente de transmitir uma mensagem, inclusive, alcançando até pessoas que sequer falam o nosso idioma. Para notar isso, é só pensar nos símbolos básicos, como um coração, que pode significar “amor”, ou um sorriso, que quer dizer que alguém está feliz.

Dessa forma, as imagens e vídeos fazem mais parte da nossa vida agora. Portanto, são recursos com alto potencial de falar com seu cliente. 

Porém, é preciso cuidado. Afinal, o excesso de tanta informação também diminui a capacidade de atenção das pessoas. Aí, entra a importância de criar uma boa peça de comunicação visual, para ser diferente e conseguir não só atrair, mas manter o olhar do consumidor por mais tempo.

Quais são os principais tipos de comunicação visual?

Mulher editando vídeo em três monitores de computador, demonstrando um dos tipos de comunicação visual

Existem muitos recursos de comunicação visual que você pode usar em sua estratégia de marketing. Aliás, cada um pode funcionar de uma forma diferente, dependendo do momento em que o público o visualiza. Por isso, vale conhecer seus efeitos, antes de escolher o melhor.

  • Desenhos e ilustrações: ótimos para uma comunicação rápida e embalagens de produtos.
  • Fotos: uma forma de conexão com consumidores usando pessoas e ambientes reais, que pode servir para uma propaganda em outdoor ou nos meios digitais.
  • Vídeos: exigem um pouco mais de atenção do consumidor e são bons para explicar algum produto ou serviço.
  • Ícones e símbolos: podem combinar com outros meios, como fotos e ilustrações, para criar materiais impressos e digitais, como folders, banners e logomarcas.
  • Infográficos: é uma forma de ilustrar um texto, criando um material de instrução para o cliente.

Como funciona a comunicação visual?

A comunicação visual é usada para se conectar com os clientes. Por isso, pode ser usada em diferentes situações.

Uma delas é na hora de apresentar a empresa. Nesse caso, ela vai incluir a paleta de cores que vai compor a identidade visual da marca, bem como sua logo, com elementos gráficos, além de outros recursos que você pode querer usar para esta fase.

Ela também é a base de qualquer propaganda da sua empresa, seja veiculada no meio digital ou físico. Neste momento, ela anuncia um produto, lembra a pessoa da existência da sua marca ou comunica uma promoção.

Já a comunicação visual feita em embalagens foca em deixar o produto mais apresentável. Nesse caso, ela também pode compor brindes, que por si só, é um meio de alcançar melhor o cliente e mostrar um diferencial da empresa, buscando agradá-lo.

Qual é a relação entre comunicação visual e marketing?

A relação entre comunicação visual e marketing é muito importante. Isso porque é possível fazer o marketing de sua empresa com elementos escritos ou mesmo de voz, como na locução de rádio. Porém, as imagens têm muito peso. 

Portanto, os elementos visuais reforçam aquela mensagem e são os primeiros que as pessoas notam, antes de ler um anúncio.

O que é comunicação visual: Exemplos no marketing

Três mulheres sorrindo e interagindo em ambiente profissional, analisando post its em um mural de vidro, representando exemplos de comunicação visual no marketing

Você pode encontrar diferentes exemplos de comunicação visual bem-sucedidos no marketing mundial, que até servem de inspiração para sua empresa.

Por exemplo, o que a combinação da letra “M” amarela, em um fundo vermelho, lembra? A empresa McDonald’s, que já é tão famosa, que nem precisa escrever seu nome para que as pessoas associem a peça à sua marca.

Outro exemplo é uma maçã mordida, que lembra a todos da empresa Apple. Já um rótulo vermelho em uma garrafa de plástico preta, imediatamente recorda a Coca-Cola. 

Dessa forma, conseguimos notar que, além das boas estratégias de cada empresa, a sua comunicação visual foi tão bem trabalhada ao longo dos anos, que hoje basta ver uma associação parecida para lembrarmos da marca.

Como realizar e trabalhar a Comunicação Visual de uma empresa?

Para fazer uma boa comunicação visual não basta escolher as cores mais bonitas ou estilizar o nome da sua empresa de forma diferente. É preciso entender o que é comunicação visual de uma empresa na prática.

Ou seja, como esse conceito se aplica no seu caso. Afinal, não é porque tem uma lanchonete, que você vai usar o amarelo com vermelho e esperar o sucesso. Antes disso, é importante fazer muitas pesquisas e criar uma identidade única. Assim, para chegar à comunicação visual ideal, vale seguir dicas como:

  • entenda quem é seu público-alvo;
  • faça testes visuais para descobrir qual modelo funcionou melhor;
  • use elementos que as pessoas reconheçam com facilidade;
  • estude a concorrência e não copie;
  • busque uma ideia original relacionada ao seu produto para explorar.

A comunicação visual é forte quando você combina brindes em sua estratégia. Quer saber quais usar? CONFIRA O CATÁLOGO DA NINJA BRINDES!

Conclusão

Agora que você sabe o que faz a comunicação visual, é importante tomar boas decisões na hora de montar as peças publicitárias e a identidade visual da sua empresa. Afinal, como você viu, as imagens e vídeos são os primeiros elementos que uma pessoa nota e podem ser usados para expandir o alcance de sua empresa. Portanto, siga as dicas para escolher bons elementos e criar uma marca original. Assim, conforme for fortalecida, rapidamente as pessoas podem se lembrar dela!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brindes Personalizados, Squeeze Personalizado, Squeeze Dobrável Personalizado, Garrafa Squeeze Personalizado, Squeeze Aluminio Personalizado, Squeeze Térmico Personalizado, Squeeze Pet Personalizado Ecológico, Squeeze Plástico Personalizado, Agendas Personalizadas, Canudos Personalizados, Régua Personalizada, Borracha Personalizada, Porta Óculos Personalizado, Porta Comprimidos Personalizado, Porta Terno Personalizado, Porta Garrafa Térmico Personalizado, Porta Copos Personalizados, Lanterna Personalizada, Cadernos Personalizados, Bloco de Anotação Personalizado, Bloquinho Personalizado, Canetas Personalizadas, Cordão para Crachá Personalizado, Lápis Personalizado, Pins Personalizados, Porta Documentos Personalizados, Cronometro Personalizado, Porta Retrato Personalizado, Chaveiro Personalizado, Pulseiras Personalizadas, Bexigas Personalizadas, Botons Personalizados, Higiêne Beleza e Bem Estar, Aromatizante de Ambiente Personalizado, Borrifador Personalizado, Lixa de Unha Personalizada, Porta Escova de Dente Personalizado, Brindes Tecnológicos, Pen Card Personalizado, Brindes Para Pet Shop, Mouse Pad Personalizado, Organizador de Cabos Personalizado, Adaptador de Tomada Universal Personalizado, Porta Retrato Personalizado Digital, Headphone Personalizado, Bandanas personalizadas, Esporte Lazer e Praia, Frescobol Personalizado, Cooler Personalizado, Carrinho Cooler Personalizado, Materiais PDV Personalizado, Coqueteleira Personalizada, Esteira de Praia Personalizada, Guarda Chuva Personalizado, Guarda Sol Personalizado, Ombrelone Personalizado, Ioiô Personalizado, Porta Garrafa Personalizado, Porta Lata Personalizado, Bolas Personalizadas, Cadeira de Praia Personalizada, Baldinho de Praia Personalizado, Frisbee Personalizado, Viseiras Personalizadas, Bolas de Eva Personalizadas, Datas Especiais, Brindes Outubro Rosa, Novembro Azul Brindes, Brindes Dia dos Pais, Brinde Dia da Mulher, Mascaras Personalizadas, Kits Personalizados, Kit Banho Personalizado, Kit Blocos Personalizado, Kit Academia Personalizado, Kit Escolar Personalizado, Kit Chocolate Personalizado, Kit Brigadeiro Personalizado, Kit Poker Personalizado, Kit Relax Personalizado, Web Rádio Verdão, Kit Necessaire Personalizado, Kit Pipocas Personalizado, Kit Massagem Personalizado, Kit Caderno e Caneta Personalizado, Kit Café Personalizado, Kit Caneca Personalizado, Kit Caneca e Garrafa Personalizado, Kit Yoga Personalizado, Kit Velas Personalizado, Kit Caneta Personalizado, Kit Caneta Chaveiro Personalizdo, Kit Maquiagem Personalizado, Kit Canivete Personalizado, Kit canudo reutilizável Personalizado, Kit chá Personalizado, Kit Coqueteleira Personalizado, Kit facas Personalizado, Kit Fondue Personalizado, Kit Halloween Personalizado, Kit lixas Personalizado, Kit Escritório Personalizado, Kit Azeite Personalizado, Kit Vinho Personalizado, Kit automotivo Personalizado, Kit Pizza Personalizado, Kit Bar Personalizado, Kit engraxate Personalizado, Kit de lembrancinhas Personalizado, Kit Álcool Gel Personalizado, Kit caneta marca texto Personalizado, kit higiene e limpeza Personalizado, Kit costura Personalizado, Kit Ferramenta Personalizado, Kit Champagne Personalizado, Kit Aperitivo Personalizado, Kit Barbear Personalizado, Kit Baralho Personalizado, Kit Churrasco Personalizado, Kit Aromatizador Personalizado, Kit Avental Personalizado, Kit Queijo Personalizado, Kit Cerveja Personalizado, Kit chaveiro Personalizado, Kit de Copos Personalizado, Kit de Mesa Personalizado, Kit Viagem Personalizado, Kit caneta e lapiseira Personalizado, Kit Caipirinha Personalizado, Brindes de Couro Personalizados, Identificador de Bagagem Couro Personalizado, Mochila de Couro Personalizada, Mouse Pad de Couro Personalizado, Necessaire de Couro Personalizada, Pasta de Couro Personalizada, Porta Cartão de Couro Personalizado, Carteira de Couro Personalizada, Bolsa de Couro Personalizada, Brindes para Carros Personalizado, Caneca Personalizada, Caneca Personalizada Acrílico, Caneca Para Personalizar, Caneca Personalizada Preço, Caneca Personalizada com Nome, Caneca Personalizada Porcelana, Caneca de Vidro, Caneca de Chopp Personalizada, Caneca de Alumínio Personalizada, Copo Ecológico Personalizado, Copos Personalizados, Copo de Silicone Retratil Personalizado, Copos para Festas Personalizados, Copos para Viagem Personalizados, Copos Plásticos Personalizados, Copos Térmicos Personalizados, Copos para Café Personalizados, Copos Neon Personalizados, Copos de Vidro Personalizados, Copo Long Drink Personalizado, Copo com Canudo Personalizado, Copos de Acrílico Personalizados, Brindes Corporativos, Cerveja Personalizada, Relógios Personalizados, Moleskine personalizado, Camisetas Personalizadas, Protetor de Camera Personalizado, Lupas Personalizadas, Garrafa Térmica Personalizada, Relógios de Mesa Personalizado, Calculadora Personalizada, Almofadas Personalizadas, Bonés Personalizados, Capa de Cadeira Personalizada, Balde de Gelo Personalizado, Ampulheta Personalizada, Identificador de Bagagem Personalizado, Porta Bolsa Personalizado, Capa de Mala Personalizado, Massageador de Madeira Personalizado, Brindes de Verão, Bolsas, Mochilas, Pastas e Ecobags, Mochilas Personalizadas, Sacolas Personalizadas, Ecobags, Sacolas Ecológicas, Bolsa de Viagem Personalizada, Sacolas de Papel Personalizadas, Bolsa Térmica Personalizada, Porta Tênis Personalizado, Mochila Saco Personalizado, Sacolas de TNT Personalizadas, Para Casa, Abridor de Garrafa Personalizado, Avental Personalizado, Balde de Pipoca Personalizado, Bolacha de Chopp Personalizada, Garrafas Personalizadas, Imã de Geladeira Personalizado, Marmita Personalizada, Mexedor de Drink Personalizado, Mini Liquidificador Personalizado, Taças Personalizadas, Brindes Ecológicos, Lápis Semente Personalizado, Uso individual, Toalhas Personalizadas, Luminária Personalizado, Marcador de Página Personalizado, Necessaire Personalizada, Óculos Personalizados, Porta Cartão Personalizado, Porta Comprimido Personalizado, Porta Dinheiro Personalizado, Porta Preservativo Personalizado, Troféu Personalizado, Placa de homenagem Personalizada, Álcool Gel Chaveiro, Chinelos Personalizados, Máscara de Dormir Personalizada, Cofre Personalizado, Chapéu Personalizado, Canga Personalizada, Bolas de Vinil Personalizadas, Bola Anti-Stress Personalizada, Brindes para mulheres, Brindes de EVA Personalizados, Chaveiro de Eva Personalizado, Viseira EVA Personalizada, Mouse Pad EVA Personalizado, Tapete e Tatame EVA Personalizado, Porta Copo EVA Personalizado, Chapéu EVA Personalizado