
Presentes para clientes VIPs: 17 opções especiais
Existem alguns consumidores que são mais próximos de nossa empresa ou que adquirem serviços acima da média. Considerando seu consumo e a fidelidade que tem com a empresa, eles fazem toda a diferença para a marca. Por isso, vale a pena investir em presentes para clientes vips, a fim de agradar essas pessoas.
Neste post, entenda as vantagens de trabalhar com presente para clientes especiais. Veja também 17 ideias de brindes que pode usar em sua ação. Boa leitura!
Clientes VIPs: o objetivo de toda empresa
É importante entender o que é cliente vip e por que ele deve ser tratado de forma especial, a fim de você organizar ações específicas para esse nicho.
Para começar, “vip” é uma sigla do inglês, que significa “very important person”. Ou seja, uma “pessoa muito importante”. Geralmente, o termo se refere a pessoas com status e riqueza, mas pensando em termos de consumidor, essa categoria pode ser aplicada a dois tipos de pessoas.
O primeiro é aquele fidelizado à sua empresa. A pessoa que compra há anos com você, que indica a sua marca e que pode consumir altos valores ou não, mas sempre com uma boa frequência.
Nesse caso, a conexão com a marca é profunda e o cliente pode até influenciar parentes e amigos. Dessa forma, comparado a outros, ele tem mais valor e merece receber mimos, a fim de fortalecer esta conexão.
Já no segundo caso, é todo consumidor que prefere pagar a mais por serviços “vip”, ou seja, serviços e produtos exclusivos que a sua empresa oferece. Por exemplo, um turista que escolhe a passagem na primeira classe do avião.
Mesmo que ele só viaje assim uma vez, naquele momento em que comprou a passagem mais cara, se torna um “vip” e espera serviços exclusivos. Aliás, quando a pessoa une as compras de alto valor com a fidelização da empresa, ela pode se tornar um “vvip”: uma “pessoa muito muito importante”.
As principais vantagens e por que é importante dar presentes para clientes VIPs

Depois de entender o que é cliente vip, vale a pena conferir as vantagens de investir nessas pessoas. Seja com presentes criativos para clientes ou com um kit presente para clientes, os benefícios para sua empresa são variados. Veja alguns a seguir!
Brindes como meio de divulgação
O cliente vip pode ser uma pessoa que é imitada por outros, ou ainda, ter poder de influência em seu círculo social próximo. Por isso, usar presentes exclusivos para esse consumidor é uma forma de divulgar a sua marca.
Além disso, também é uma maneira de mostrar às pessoas o que elas podem obter se fizerem uma associação da mesma maneira com a sua empresa.
Fidelização do consumidor
A fidelização do consumidor é um ponto que pode ser reforçado com os presentes para clientes vip. Nesse caso, a pessoa se sente feliz de receber um mimo, especialmente se ela não espera que ele estaria incluso no serviço pelo qual pagou.
Aliás, é possível até aproveitar ocasiões especiais para fazer essa surpresa. Por exemplo, os presentes para clientes no final de ano é uma maneira de desejar boas festas e se aproximar novamente desse consumidor, que ele tenha adquirido o serviço ou produto da sua empresa meses antes.
Estratégia de marketing
Como estratégia de marketing, os presentes para clientes vip reforçam seu posicionamento, reafirmam o vínculo com a pessoa e também é uma maneira de ganhar espaço no mercado, tornando-se uma referência no serviço prestado.
Sendo assim, você pode usar todas as ferramentas disponíveis: desde a personalização diferenciada do brinde até frases para presente de cliente, todo recurso pode tornar o item melhor e mais valorizado pelo consumidor.
Valorização de serviço ou produto
Pensando em valorização, o presente vip também pode valorizar melhor o que a pessoa adquiriu ou pretende adquirir. Com isso, ela pode comparar marcas e optar pela que tem mais vantagens.
Por exemplo, no caso de um presente para cliente que comprou imóvel, a pessoa já adquiriu o seu lar, mas ganhar um aparelho que a ajude a viver de forma mais prática, por exemplo, um assistente virtual, torna o investimento mais bem-sucedido.
Dicas e ideias de presentes para clientes VIPs

Agora que você viu a importância de saber como presentear seus clientes, pode descobrir ideias de presentes criativos para clientes especiais, que vão tornar a sua ação um sucesso. Nesse caso, você pode usar:
- presentear clientes especiais com uma bolsa térmica, mochila ou ecobag;
- kit churrasco para curtir com a família;
- kit cultivo sustentável para preservar a natureza;
- kit de relaxamento e bem-estar para cuidados pessoais;
- kit ferramentas com lanterna portátil personalizado / customizado;
- premiar o cliente com kit café gourmet;
- surpreenda com kit para viagem;
- brinde com kit / jogo de copos e taças de vidro para vinho e cerveja.
Na prática, podemos ver o exemplo dos brindes para clientes de estética. Em um SPA, considerando o serviço e as pessoas que o frequentam, alguns tratamentos podem ter esse caráter vip.
Sendo assim, investir em um kit de relaxamento e bem-estar é uma maneira de estender a experiência da pessoa para além da sua empresa. Dessa forma, ela sempre vai manter a conexão com a marca, mesmo relaxando em casa.
Mais ideias criativas do que dar de mimo para um cliente fiel
Não é preciso gastar muito para tratar o seu consumidor fiel como um “vip”. Afinal, existem várias ideias de brindes baratos para clientes que você pode usar. Por exemplo:
- almofada decorativa para casa do cliente;
- squeeze;
- fone de ouvido bluetooth para brinde;
- bloco de notas capa dura sticky notes;
- canecas;
- calendários;
- chaveiros;
- bracelete porta-moedas personalizado;
- agenda executiva com caneta personalizada.
Dessa forma, qualquer item que você escolher que seja útil, tenha um design legal e colabore em atender as necessidades da pessoa, é uma boa opção de brinde vip.
Confira mais brindes sofisticados e personalizados para clientes VIP!
Conclusão
Seja escolhendo presentes para clientes no fim de ano ou mimos para o dia a dia, os clientes vip são pessoas que você deve pensar em agradar de forma diferenciada. Afinal, eles consomem produtos de maior valor em sua empresa ou com mais frequência. Assim, trabalhar esse quesito de exclusividade oferecendo um brinde especial é uma maneira de fortalecer o vínculo com a pessoa. Além disso, também é um jeito de mostrar a outras pessoas que vale a pena elas também serem “vip”.

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