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Saiba 7 estratégias com brindes para alavancar seu e-commerce em 2022

O mercado virtual tem ganhado destaque por apresentar inúmeras vantagens aos empresários e consumidores. Entretanto, investir em um setor proeminente exige esforços para se destacar da competição, oferecer brindes para seu e-commerce pode auxiliar.

Isso porque, por ser um modelo de negócio que tem ganhado cada vez mais adeptos e que tem obtido um rendimento cada vez mais interessante, o crescimento no número de novos lojistas neste meio tem feito com que a competitividade seja ainda mais intensa.

Assim, encontrar formas de se destacar, conquistando novos clientes e fidelizando o público consumidor se tornou uma das maiores prioridades no desenvolvimento e gestão de startups.

Somente através desse tipo de ação é que será possível garantir o pleno funcionamento e crescimento da marca.

Por isso, se você como investir no oferecimento de brindes pode acabar proporcionando um desenvolvimento dos seus negócios e deseja fazê-lo efetivamente, continue a leitura!

Situação do e-Commerce brasileiro

Quando falamos de comércio digital é comum que as pessoas imediatamente façam a relação com o e-commerce. Ainda que essa correlação esteja próxima da realidade, não está necessariamente correta, porque o mercado eletrônico possui categorias distintas.

Enquanto o e-commerce diz respeito a um negócio que funciona exatamente como uma loja física, mas em ambiente virtual, o marketplace é uma plataforma que reúne grande número de lojistas de diferentes especialidades e segmentos como em um shopping.

Mas mesmo dentro dessas categorias, as lojas digitais podem ainda se diferenciar em:

  • B2B (comércio entre empresas);
  • B2C (comércio entre empresas e consumidores finais);
  • C2C (venda entre consumidores finais);
  • D2C (entre fabricantes e consumidores finais).

No entanto, independentemente do formato de negócio ou segmento de atuação, o mercado virtual tem sido estudado inclusive no mba em gestão hospitalar ead devido a sua importância para o desenvolvimento dos negócios privados em todas as áreas.

A relevância deste tipo de comércio está se transformando e causando impactos cada vez mais positivos para a economia.

Para se ter uma ideia, apenas em 2020, o e-commerce faturou cerca de R$87 bilhões. Representando uma alta de mais de 41% em relação ao ano de 2019. E esse crescimento foi sustentado durante o ano de 2021, batendo recordes logo no primeiro trimestre.

Em conjunto com esse crescimento na rentabilidade, esse modelo de negócio também apresentou um ticket médio de R$452 em 2020, um aumento de 8% acima do alcançado nos períodos anteriores.

Maiores desafios de investir em um negócio digital

No entanto, apesar de se tratar de um investimento que tem se mostrado promissor, o empreendedorismo digital também apresenta algumas dificuldades que precisam ser foco de atenção para aquelas empresas que desejam alcançar bons resultados.

Um dos principais desafios está na conquista de visibilidade e destaque para a loja.

Isso porque, por se tratar de um mercado que tem crescido tanto, que é fácil de se integrar e que dispensa os empecilhos relacionados aos limites geográficos, fazer com que a sua empresa seja notada em meio a tantas outras se tornou realmente uma grande prioridade.

Além disso, o desenvolvimento de estratégias efetivas de gestão também tem deixado de ser uma vantagem competitiva e se tornado cada vez mais uma indispensabilidade para o sucesso comercial.

Não é à toa que o curso de gestão comercial ead melhores faculdades tem sido tão procurado.

Em conjunto com essas adversidades, é importante atentar-se com os inúmeros contratempos relacionados com:

  • Dificuldade com o alcance de engajamento;
  • Índice de abandono de carrinho;
  • Captação do público ideal;
  • Redução dos custos de aquisição de novos clientes;
  • Aumento do Ticket Médio institucional;
  • Otimização do layout do site;
  • Divulgação eficiente da marca.

Obviamente todos esses aspectos desempenham um papel fundamental na rentabilidade da marca, na lucratividade de toda a instituição e consequentemente na viabilidade de manter o serviço sendo disponibilizado para o público.

Formas de utilizar brindes como meio de alavancar a sua loja virtual

Uma estratégia bastante explorada pela gestão dos e-commerces, como forma de aumentar o engajamento e o ticket médio da marca, é a fidelização dos compradores.

Afinal, através da conquista dessa lealdade é possível solucionar diversas das dificuldades citadas anteriormente.

Entre as vantagens obtidas ao investir na fidelização, pode-se contar com a redução dos custos de aquisição de consumidores, duração do ciclo de vendas, rapidez na conversão de compras, diminuição do custo de produção a longo prazo e aumento na lucratividade.

Outro benefício importante é que a fidelização e a construção de uma boa experiência de compra podem ser feitas de diversas maneiras, sendo que o envio de presentes ou brindes são técnicas bastante apreciadas pelo público e que estimulam muito o retorno dos clientes.

E isso se dá porque os consumidores se sentem mais priorizados, valorizados e isso faz com que eles lembrem da marca e do atendimento com mais facilidade e apreço.

Ainda assim, apesar de ser um investimento bastante barato, é preciso saber quais são as melhores maneiras de colocar essa estratégia em prática.

Pensando nisso, listamos algumas formas de alavancar o seu e-commerce com o auxílio de brindes. Confira!

  1. Realize um planejamento detalhado

Como sempre, utilizar os conhecimentos acerca da gestão de recursos humanos ead para a realização de um bom planejamento é a chave para o sucesso de qualquer ação institucional.

No momento de estruturar um projeto de distribuição de brindes não é diferente.

Afinal, para que esse investimento tenha os retornos necessários é preciso garantir que ele seja economicamente viável e que seja útil e interessante para os consumidores.

Para isso é necessário realizar um estudo de mercado, determinar metas, criar estratégias e avaliar todas as opções de brindes que podem ser oferecidos e quais tendem a trazer resultados melhores.

Por exemplo, se seu e-commerce é focado em roupas de academia ou materiais de ginástica é possível pressupor que os clientes estejam interessados em entrar em uma academia ou fazer exercícios em espaços livres.

Assim, em tempos de covid, oferecer brindes relacionados a cuidados pessoais – como máscaras personalizadas, recipientes de álcool em gel ou lenços higienizadores – pode ser uma opção bastante atraente.

  1. Conheça o seu público

Conhecer o perfil dos seus clientes, suas necessidades e desejos é extremamente importante para a construção de qualquer estratégia publicitária.

Afinal, essas informações auxiliam na construção de um atendimento mais individualizado e na confecção de produtos mais únicos.

Na hora de definir os tipos de brindes que serão mais bem recebidos pelos clientes – e que, portanto, trarão retornos mais satisfatórios para a marca –, esses dados são essenciais. 

Pois, se os seus clientes se preocupam muito com o meio ambiente, por exemplo, oferecer objetos não recicláveis pode ser um erro enorme.

Nestes casos, é possível apostar em presenteá-los com itens ecológicos e recicláveis, que demonstrem como a sua empresa se preocupa com as preferências desses compradores e com o próprio meio ambiente.

  1. Invista em tecnologia

A tecnologia e as ferramentas digitais vieram trazendo desenvolvimentos e otimizações importantes para o mercado empresarial e no dia a dia das pessoas. No entanto, no meio cibernético a utilização desses recursos se tornou ainda mais fundamental.

Através dessas tecnologias, os varejistas se tornaram capazes de conquistar vantagem competitiva por meio do aumento do engajamento com clientes e construção de relacionamentos próximos – fundamentais para compreender necessidades das pessoas.

A tecnologia também é muito importante na rotina dos consumidores.

Assim, se através dessa comunicação com o público a sua marca perceber o interesse neste tópico, é possível disponibilizar brindes relacionados com esse tema – como carregadores, fones de ouvido ou caixinhas de som.

Para que isso seja possível é necessário focar em fundamentos dos cursos de gestão de pessoas e liderança ead, para garantir a contratação de funcionários capacitados identificar esse tipo de interesse e estruturar um projeto de fidelização qualificado.

  1. Utilize os brindes como forma de propagar a marca

O oferecimento de brindes é naturalmente uma estratégia que auxilia na promoção da marca.

Contudo, além de servir para a fidelização dos atuais clientes, esse recurso também pode ser estudado no curso de gestão financeira empresarial, pois ajuda muito na aquisição de novos compradores.

Afinal, optar pela adesão de brindes corporativos personalizados – como calendários, marcador de página, caderno, caneta, agenda, pen drive e etc. –, dará acesso público ao logo da sua empresa durante todo o dia, como também às pessoas ao redor dos clientes.

  1. Ofereça brindes personalizados

Todos adoramos ser presenteados, mas no processo de fidelização não basta oferecer um brinde aleatório. É necessário que esses objetos sejam especiais de alguma maneira, fazendo com que as pessoas que os recebem se sintam igualmente especiais.

Por isso, uma forma de fazê-lo é fazendo com que esses acessórios sejam personalizados e que sejam concedidos em ocasiões específicas e para um público exclusivo. Ou seja, aquelas pessoas que compram com maior frequência e que são mais leais à marca.  

  1. Aposte no marketing digital

O marketing digital é uma estratégia que utiliza os canais eletrônicos como forma de incentivar a comunicação entre a marca e os clientes. 

A utilização deste marketing promocional oferece diversos benefícios que fortalecem as empresas e também apresentam vantagens para os compradores.

Neste cenário, a gestão estratégica de marketing e vendas é capaz de oferecer brindes digitais por meio de redes sociais e outros canais de comunicação online, como o e-mail. 

Um exemplo de brinde realizado através do marketing digital é o acesso a materiais exclusivos que sejam do interesse do consumidor.

Isso diz respeito a e-books, webinars, cupons de desconto ou produções exclusivas que são disponibilizadas por meio da assinatura de um newsletter.

  1. Construa uma presença online forte

A construção de presença digital, utilizando canais eletrônicos como blogs institucionais, o e-mail marketing ou as plataformas sociais, é essencial no processo de atração de clientes e no aumento das vendas.

Neste processo o Inbound marketing é extremamente importante, pois visa a criação e compartilhamento de conteúdos relevantes e específicos para um tipo de público ideal. 

Assim, utilizar essa segmentação como forma de determinar os grupos que devem ser foco das ações promocionais e quais tipos de brindes oferecer para cada perfil de comprador é essencial.

Tanto a construção desta presença online, quanto o oferecimento de brindes e presentes exclusivos são métodos extremamente importantes – e efetivos – para alavancar as vendas nos e-commerces, por isso são estratégias estudadas no curso de gestão financeira ead.

Assim, se você deseja tornar a sua marca mais competitiva e rentável em 2022, talvez esse investimento seja a melhor maneira de fazê-lo.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

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Saiba 7 estratégias com brindes para alavancar seu e-commerce em 2022
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O mercado virtual tem ganhado destaque por apresentar inúmeras vantagens aos empresários e consumidores. Entretanto, investir em um setor proeminente exige esforços para se destacar da competição, oferecer brindes para seu e-commerce pode auxiliar.

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