Três colaboradores usando notebook sorrindo. Dois desses colaboradores estão se entreolhando, simbolizando comunicação empresarial
Blog

Comunicação empresarial: Veja como ela pode ajudar seu negócio!

A comunicação empresarial é um dos principais pilares para uma empresa ter sucesso.

Isso porque marcas que não sabem se comunicar de forma clara, seja como seu público interno ou externo, enfrentam diversas dificuldades para continuarem relevantes e competitivas no mercado em que atuam.

Além do mais, com a presença de tecnologias digitais cada vez mais tomando conta dos ambientes de trabalho, é preciso que organizações se adaptem às novas linguagens empresariais para manter um bom fluxo de comunicação.

Mas como fazer isso na prática?

É isso que vamos te ensinar ao longo deste artigo. Acompanhe!

Afinal, o que é comunicação empresarial?

A comunicação empresarial é todo e qualquer processo de comunicação que acontece entre uma empresa e o seu público, seja este público interno (colaboradores) ou externo (clientes e fornecedores).

E o objetivo desta comunicação é desenvolver e identificar mensagens assertivas e o melhor meio de transmissão delas para os seus públicos.

Quais são os 3 pilares da comunicação empresarial?

Os três pilares da comunicação empresarial são:

  • comunicação mercadológica;
  • comunicação institucional;
  • comunicação interna.

Este modelo de comunicação depende desses três pilares porque com uma delas as empresas têm clientes, com outra a investidores e confiança no negócio e outra está altamente atrelada ao alcance de bons resultados internos.

Vamos entender melhor cada uma delas?

1. Comunicação mercadológica

A comunicação mercadológica é um pilar que trabalha na promoção dos produtos ou serviços de uma companhia.

O seu objetivo é atrair o público por meio de estratégias de comunicação que demonstrem o valor das ofertas e consigam fidelizar a marca.

Neste pilar, existem alguma estratégias como: 

  • influencers
  • marketing de conteúdo;
  • merchandising;
  • propaganda nos meios tradicionais (TV, rádio, revistas);
  • anúncios em plataformas online.

2. Comunicação institucional

A comunicação institucional está fortemente atrelada à área de Relações Públicas, ou seja, envolve a imagem pública da organização.

Neste pilar o foco não é vender algo, mas sim mostrar a importância de determinada empresa por meio de seu posicionamento diante de stakeholders, investidores e colaboradores.

3. Comunicação interna

Para finalizar, temos a comunicação interna, um pilar voltado completamente para a relação de uma organização como seus colaboradores.

O seu foco é tornar um ambiente de trabalho mais humano, estimulante e produtivo para os talentos internos de uma empresa.

A comunicação interna anda de mão dadas como a cultura organizacional, para reforçá-la e difundi-la por meio de uma comunicação efetiva com todos os setores de uma determinada companhia.

Podemos definir que esse pilar da comunicação de empresas tem três aspectos importantes:

  • informar: passar informações relevantes sobre a empresa ao time interno;
  • motivar: elevar a moral dos colaboradores para motivá-los a trabalharem melhor e com um sentido e propósito para as tarefas executadas;
  • conectar: desenvolver um relacionamento saudável entre colaboradores e empresa, com base em valores comuns, humanização e transparência.
  • informar: espalhar as informações relevantes da empresa.
Homem e mulher interagindo, ele segurando uma folha de papel, demonstrando comunicação empresarial

Por que investir em uma comunicação empresarial eficiente?

Investir em uma comunicação empresarial eficiente ajuda no engajamento da equipe e na melhora dos resultados, além de permitir que os canais de comunicação estejam sempre abertos e fortalecer a marca e imagem da empresa.

Na sequência, entenda como tudo isso acontece na prática!

Engajamento da equipe e melhores resultados 

Investir neste modelo de comunicação permite uma maior integração entre os colaboradores, principalmente entre equipes de setores diferentes, trazendo um sentimento de pertencimento.

Desta forma, independentemente do propósito do seu negócio, esse engajamento interno colabora para que você consiga atingi-lo ainda mais rápido.

Canais de comunicação sempre abertos

Atualmente existem inúmeros canais de comunicação para aprimorar a comunicação interna.

E investindo na comunicação, eles se mantêm sempre abertos entre os colaboradores de um ou mais setores.

Fortalecer a marca e a imagem da empresa

A comunicação tem o poder de crescer um negócio melhorando todos os fluxos internos e conseguindo bons resultados com o público interno e externo.

E isso é ampliado e colabora como fortalecimento da marca imagem da empresa quando a sua comunicação é objetiva, clara e transparente, pois assim todos passam a ouvir e confiar mais no propósito da organização. 

Comunicação empresarial x organizacional: qual a diferença?

A comunicação organizacional e empresarial costumam ser confundidas pela semelhança dos seus nomes.

Um dos principais pontos que as diferencia é que a comunicação de empresas diz respeito ao ambiente da organização, levando em conta metas de lucro e de produtividade dentro de uma companhia.

Já  a comunicação organizacional não se limita somente a empresa, ela também pode ser direcionada a vários tipos de organizações, sejam elas privadas, públicas, ONGS, sem fins lucrativos, associações e afins.

Neste cenário, é levado em conta os ganhos, que nem sempre precisam de recursos financeiros, como o apoio a uma causa e reforço de imagem.

Como brindes podem ser aliados da comunicação empresarial?

Colaboradora abrindo uma caixinha de presente, simbolizando comunicação empresarial. Ela está em um escritório aconchegante com notebook, estante e vaso de planta

Os brindes podem ser aliados da sua comunicação empresarial porque tem o poder de atrair e reter talentos dentro da sua empresa, sendo uma  estratégia simples para se manter em destaque no mercado.

Além do mais, eles colaboram para que os seus profissionais se sintam valorizados dentro da empresa, algo fundamental, uma vez que, de acordo com pesquisa da International Stress Management Association, 89% dos profissionais se sentem desvalorizados no ambiente de trabalho.

Esse sentimento de desvalorização pode fazer com que os seus colaboradores se dediquem menos ao trabalho e procurem outras empresas para se sentirem mais reconhecidos, fazendo com que a sua organização perca talentos.

Então, presentear os seus colaboradores pode ser uma forma de melhorar o clima da companhia e permitir que eles se sintam valorizados.

Algumas ideias de brindes criativos que você pode aliar às suas estratégias de comunicação empresarial são: 

Quer engajar sua equipe e não sabe como? A Ninja Brindes pode te ajudar!

Conclusão

Agora você já está por dentro do que é comunicação empresarial e de como ela é fundamental para manter uma boa imagem da sua empresa, seja como público interno ou como o público externo.

No mais, lembre-se da importância de usar brindes como aliados da sua comunicação interna para aumentar o sentimento de pertencimento dos seus colaboradores com a sua organização.

E para isso, conte com a Ninja Brindes!

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brindes Personalizados, Squeeze Personalizado, Squeeze Dobrável Personalizado, Garrafa Squeeze Personalizado, Squeeze Aluminio Personalizado, Squeeze Térmico Personalizado, Squeeze Pet Personalizado Ecológico, Squeeze Plástico Personalizado, Agendas Personalizadas, Canudos Personalizados, Régua Personalizada, Borracha Personalizada, Porta Óculos Personalizado, Porta Comprimidos Personalizado, Porta Terno Personalizado, Porta Garrafa Térmico Personalizado, Porta Copos Personalizados, Lanterna Personalizada, Cadernos Personalizados, Bloco de Anotação Personalizado, Bloquinho Personalizado, Canetas Personalizadas, Cordão para Crachá Personalizado, Lápis Personalizado, Pins Personalizados, Porta Documentos Personalizados, Cronometro Personalizado, Porta Retrato Personalizado, Chaveiro Personalizado, Pulseiras Personalizadas, Bexigas Personalizadas, Botons Personalizados, Higiêne Beleza e Bem Estar, Aromatizante de Ambiente Personalizado, Borrifador Personalizado, Lixa de Unha Personalizada, Porta Escova de Dente Personalizado, Brindes Tecnológicos, Pen Card Personalizado, Brindes Para Pet Shop, Mouse Pad Personalizado, Organizador de Cabos Personalizado, Adaptador de Tomada Universal Personalizado, Porta Retrato Personalizado Digital, Headphone Personalizado, Bandanas personalizadas, Esporte Lazer e Praia, Frescobol Personalizado, Cooler Personalizado, Carrinho Cooler Personalizado, Materiais PDV Personalizado, Coqueteleira Personalizada, Esteira de Praia Personalizada, Guarda Chuva Personalizado, Guarda Sol Personalizado, Ombrelone Personalizado, Ioiô Personalizado, Porta Garrafa Personalizado, Porta Lata Personalizado, Bolas Personalizadas, Cadeira de Praia Personalizada, Baldinho de Praia Personalizado, Frisbee Personalizado, Viseiras Personalizadas, Bolas de Eva Personalizadas, Datas Especiais, Brindes Outubro Rosa, Novembro Azul Brindes, Brindes Dia dos Pais, Brinde Dia da Mulher, Mascaras Personalizadas, Kits Personalizados, Kit Banho Personalizado, Kit Blocos Personalizado, Kit Academia Personalizado, Kit Escolar Personalizado, Kit Chocolate Personalizado, Kit Brigadeiro Personalizado, Kit Poker Personalizado, Kit Relax Personalizado, Web Rádio Verdão, Kit Necessaire Personalizado, Kit Pipocas Personalizado, Kit Massagem Personalizado, Kit Caderno e Caneta Personalizado, Kit Café Personalizado, Kit Caneca Personalizado, Kit Caneca e Garrafa Personalizado, Kit Yoga Personalizado, Kit Velas Personalizado, Kit Caneta Personalizado, Kit Caneta Chaveiro Personalizdo, Kit Maquiagem Personalizado, Kit Canivete Personalizado, Kit canudo reutilizável Personalizado, Kit chá Personalizado, Kit Coqueteleira Personalizado, Kit facas Personalizado, Kit Fondue Personalizado, Kit Halloween Personalizado, Kit lixas Personalizado, Kit Escritório Personalizado, Kit Azeite Personalizado, Kit Vinho Personalizado, Kit automotivo Personalizado, Kit Pizza Personalizado, Kit Bar Personalizado, Kit engraxate Personalizado, Kit de lembrancinhas Personalizado, Kit Álcool Gel Personalizado, Kit caneta marca texto Personalizado, kit higiene e limpeza Personalizado, Kit costura Personalizado, Kit Ferramenta Personalizado, Kit Champagne Personalizado, Kit Aperitivo Personalizado, Kit Barbear Personalizado, Kit Baralho Personalizado, Kit Churrasco Personalizado, Kit Aromatizador Personalizado, Kit Avental Personalizado, Kit Queijo Personalizado, Kit Cerveja Personalizado, Kit chaveiro Personalizado, Kit de Copos Personalizado, Kit de Mesa Personalizado, Kit Viagem Personalizado, Kit caneta e lapiseira Personalizado, Kit Caipirinha Personalizado, Brindes de Couro Personalizados, Identificador de Bagagem Couro Personalizado, Mochila de Couro Personalizada, Mouse Pad de Couro Personalizado, Necessaire de Couro Personalizada, Pasta de Couro Personalizada, Porta Cartão de Couro Personalizado, Carteira de Couro Personalizada, Bolsa de Couro Personalizada, Brindes para Carros Personalizado, Caneca Personalizada, Caneca Personalizada Acrílico, Caneca Para Personalizar, Caneca Personalizada Preço, Caneca Personalizada com Nome, Caneca Personalizada Porcelana, Caneca de Vidro, Caneca de Chopp Personalizada, Caneca de Alumínio Personalizada, Copo Ecológico Personalizado, Copos Personalizados, Copo de Silicone Retratil Personalizado, Copos para Festas Personalizados, Copos para Viagem Personalizados, Copos Plásticos Personalizados, Copos Térmicos Personalizados, Copos para Café Personalizados, Copos Neon Personalizados, Copos de Vidro Personalizados, Copo Long Drink Personalizado, Copo com Canudo Personalizado, Copos de Acrílico Personalizados, Brindes Corporativos, Cerveja Personalizada, Relógios Personalizados, Moleskine personalizado, Camisetas Personalizadas, Protetor de Camera Personalizado, Lupas Personalizadas, Garrafa Térmica Personalizada, Relógios de Mesa Personalizado, Calculadora Personalizada, Almofadas Personalizadas, Bonés Personalizados, Capa de Cadeira Personalizada, Balde de Gelo Personalizado, Ampulheta Personalizada, Identificador de Bagagem Personalizado, Porta Bolsa Personalizado, Capa de Mala Personalizado, Massageador de Madeira Personalizado, Brindes de Verão, Bolsas, Mochilas, Pastas e Ecobags, Mochilas Personalizadas, Sacolas Personalizadas, Ecobags, Sacolas Ecológicas, Bolsa de Viagem Personalizada, Sacolas de Papel Personalizadas, Bolsa Térmica Personalizada, Porta Tênis Personalizado, Mochila Saco Personalizado, Sacolas de TNT Personalizadas, Para Casa, Abridor de Garrafa Personalizado, Avental Personalizado, Balde de Pipoca Personalizado, Bolacha de Chopp Personalizada, Garrafas Personalizadas, Imã de Geladeira Personalizado, Marmita Personalizada, Mexedor de Drink Personalizado, Mini Liquidificador Personalizado, Taças Personalizadas, Brindes Ecológicos, Lápis Semente Personalizado, Uso individual, Toalhas Personalizadas, Luminária Personalizado, Marcador de Página Personalizado, Necessaire Personalizada, Óculos Personalizados, Porta Cartão Personalizado, Porta Comprimido Personalizado, Porta Dinheiro Personalizado, Porta Preservativo Personalizado, Troféu Personalizado, Placa de homenagem Personalizada, Álcool Gel Chaveiro, Chinelos Personalizados, Máscara de Dormir Personalizada, Cofre Personalizado, Chapéu Personalizado, Canga Personalizada, Bolas de Vinil Personalizadas, Bola Anti-Stress Personalizada, Brindes para mulheres, Brindes de EVA Personalizados, Chaveiro de Eva Personalizado, Viseira EVA Personalizada, Mouse Pad EVA Personalizado, Tapete e Tatame EVA Personalizado, Porta Copo EVA Personalizado, Chapéu EVA Personalizado