Você sabe o que é Marketing comercial e como implementá-lo? 
01/07/2023
Ninja Brindes

Você sabe o que é Marketing comercial e como implementá-lo? 

O marketing comercial é repleto de estratégias que promovem produtos e serviços para conquistar mais clientes e impulsionar o crescimento de negócios.

E é graças a esse tipo de marketing que empresas conseguem identificar desejos e necessidades do seu público-alvo e manter uma comunicação persuasiva e capaz de estabelecer relacionamentos sólidos com clientes.

Então, se você quer saber mais sobre o que é marketing comercial e como destacar a sua empresa com ele, basta seguir a leitura conosco ao longo deste artigo.

O que é o marketing comercial?

Marketing comercial é um conjunto de estratégias voltadas à promoção e venda de produtos ou serviços de uma organização.

É por meio dele que empresas conseguem atender os desejos e necessidades de seus consumidores enquanto geram valor e impulsionam o crescimento do negócio.

Na prática, o papel do marketing comercial é elaborar e implementar estratégias de comunicação empresarial para que organizações alcançarem o seu público-alvo, se destacarem da concorrência e manterem relacionamentos duradouros com consumidores.

Além disso, esse marketing desempenha um papel crucial na criação de uma imagem e reputação positiva da marca.

Tudo isso através de estratégias de branding e comunicação coerentes, além de usar ferramentas e técnicas para atingir seus objetivos, como:

  • publicidade;
  • promoções;
  • relações públicas;
  • marketing digital;
  • pesquisa de mercado;
  • análise de dados.

Principais objetivos do marketing comercial

Entre os principais objetivos do marketing que envolve o comercial, podemos citar:

  •  aumento das vendas;
  •  fortalecimento da marca;
  •  atração e retenção de clientes;
  •  compreensão do público-alvo;
  •  criação de relacionamentos duradouros com os clientes;
  •  trazer visibilidade para uma marca;
  •  aumento da participação de mercado de uma empresa. 

Diferenças entre Marketing Comercial e Marketing Social

A diferença entre marketing comercial e marketing social está em seus objetivos.

Enquanto o comercial tem como objetivo promover produtos ou serviços com o intuito de gerar lucro para a empresa, o marketing social promove mudanças comportamentais e sociais que beneficiem a sociedade como um todo.

Ou seja, o marketing pensado como comercial foca na venda e no atendimento às necessidades do mercado para alcançar resultados financeiros positivos.

E o social foca em abordar questões sociais, ambientais ou de saúde, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas e da comunidade.

Equipe em sala de reunião criativa, simbolizando o que é marketing comercial

Vantagens de um bom marketing comercial

As principais vantagens de um bom marketing com foco no comercial são o fortalecimento da marca e o aumento de leads e de vendas. 

Entenda mais na sequência.

Fortalecimento da marca

Esse tipo de marketing fortalece uma marca fazendo com que ela seja bem estabelecida e destacada da concorrência.

Desta forma, os consumidores têm mais facilidade na hora de reconhecer e lembrar-se dela, resultando em vantagens competitivas e maior preferência de compra.

Aumento de leads e de vendas

Já o aumento de leads e de vendas é uma vantagem que surge porque esse tipo de marketing consegue expandir a base de clientes.

Isso porque, ao implementar estratégias de geração de leads, como publicidade direcionada, marketing de conteúdo, SEO (otimização de mecanismos de busca) e marketing de mídia social, a empresa amplia sua base de clientes e aumenta sua participação no mercado.

Marketing comercial – Como planejar e implementar essa estratégia?

Abaixo, apresentamos a você o passo a passo de um planejamento de como fazer este tipo de marketing na prática.

Acompanhe!

Equipe em sala de reunião sorrindo e interagindo, representando a relação entre setor comercial e marketing

Compreender o público-alvo e criar personas

O primeiro passo de como planejar e implementar estratégias deste tipo de marketing envolve mapear o seu perfil de cliente ideal.

Para isso, você precisa levantar todas as características que representam o seu cliente mais lucrativo, pois ele precisa ser o alvo das suas estratégias.

Com o cliente ideal encontrado, é hora de construir uma Persona para entender comportamentos,  preferências, motivações e necessidades dos seus compradores.

Assim você consegue criar uma comunicação em harmonia com o seu cliente para chegar nele com mais facilidade.

Realizar pesquisas de mercado

Fazer pesquisas de mercado é fundamental para você não trabalhar com achismos na hora de criar estratégias de marketing.

E as ferramentas/metodologias mais usadas para isso são a Matriz SWOT e a Matriz BCG.

A matriz SWOT analisa quatro elementos-chave: 

  • Forças (Strengths);
  • Fraquezas (Weaknesses);
  • Oportunidades (Opportunities);
  • Ameaças (Threats). 

Já a matriz BCG (Boston Consulting Group) é uma ferramenta utilizada para analisar o portfólio de produtos ou unidades de negócio de uma empresa. 

Definir objetivos e aplicar metas estratégicas

Finalmente chegou a hora de definir objetivos e aplicar metas estratégicas.

Aqui, ressaltamos que essas metas  estratégias precisam ser bem claras para que os seus recursos e ações sejam direcionadas para o lugar certo.

Por exemplo, uma ótima estratégia de marketing focado no comercial é oferecer produtos de brinde úteis e criativos aos clientes, como forma de incentivo, promoção ou agradecimento. 

Essa simples prática é capaz de gerar interesse e atrair atenção dos seus consumidores, além de criar uma conexão emocional com o seu negócio e estimular a experimentação na compra.

Fazer análise e acompanhamento dos resultados

Para finalizar, é fundamental que você analise e acompanhe os resultados atingidos para entender o que deu certo e pode ser continuado e o que não deu tão certo e pode ser encerrado.

Para isso, você pode usar indicadores que ajudem a entender o nível de sucesso ou de falha das suas ações promocionais e estratégias.

Além disso, observe quais foram os resultados do seu time de vendas, pois eles estão altamente atrelados a assertividade das suas ações traçadas no processo comercial do seu negócio 

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