
Sorteio de brindes: Vale a pena fazer? 7 ideias incríveis
Fazer um sorteio de brindes é uma ótima maneira de realizar uma ação de marketing com seus clientes. Prático, ele atende bem pequenas empresas e orçamentos pequenos. Além disso, também pode ser usado quando o brinde é de alto valor ou o objetivo é arrecadar fundos para uma causa social.
Neste texto para sorteio de brindes, veja por que vale a pena realizá-lo. Conheça também 7 ideias de brindes para você usar, além de dicas para fazer um sorteio de brindes de forma divertida com sucesso. Boa leitura!
Sorteio de brindes, vale a pena fazer?
Um sorteio de brindes é uma maneira eficiente de engajar clientes ou equipes em uma ação. Isso porque é uma ação que envolve a participação das pessoas.
Por isso, é mais descontraída e você pode até criar um sorteio de brindes de forma divertida, a fim de que seu público participe mais ativamente. Além disso, também é possível fazer um sorteio de brindes em confraternização, o que deixa as festas, sejam corporativas ou pessoais, mais interessantes.
Dessa forma, ele é uma ação que pode promover a sua marca junto ao público, usando estratégias que fazem as pessoas se divertirem e ficarem animadas para receber um brinde, seja ele uma shoulder bag personalizada, uma garrafa térmica ou diversos outros tipos de brindes.
Por essa razão, também é comum usar o sorteio de brindes para causas sociais, em que as pessoas compram números para ajudar e, no dia, aguardam que possam ganhar o prêmio. Com isso, o sorteio vale a pena porque é possível angariar mais fundos em prol da ação.
Já no quesito corporativo, o sorteio é uma estratégia para descontrair em treinamentos, economizar com brindes e chamar a atenção dos clientes.
Nesse sentido, é preciso preparar um bom regulamento para sorteio de brindes para que as regras fiquem claras e não haja problemas em realizar a ação. Afinal, ele não é uma simples distribuição de brindes.

7 ideias criativas de brindes
Agora que você sabe algumas das razões para realizar o sorteio de brindes, confira 7 ideias que separamos para usar no seu!
1. Copo Térmico Personalizado
Para o sorteio, é bom usar brindes neutros. Portanto, o copo térmico personalizado é uma das melhores opções. Personalizável, com diversos modelos e útil no dia a dia, ele é uma peça valorizada, que chama a atenção das pessoas.
2. Mochila Executiva para Notebook
Segura, com ótima durabilidade e excelente espaço para a personalização da sua marca, a mochila executiva para notebook é outro brinde que faz sucesso nos sorteios. Muito valorizada, ela é ótima para se usar com alunos de faculdade, funcionários de empresas ou clientes de viagem.
3. Chaveiros
Um brinde simples, os chaveiros são opções ideais para festivais de prêmios. Ou seja, aquele sorteio de brindes que conta com várias peças para sortear, geralmente alcançando centenas de pessoas. Por essa razão, é ótimo para ambientes corporativos e inauguração de lojas.
4. Squeeze Térmico
Assim como o copo térmico, o squeeze também faz sucesso. Excelente brinde para treinamentos de equipe, ele auxilia as pessoas no dia a dia, mantendo a temperatura de suas bebidas favoritas. Além disso, costuma ser levado para todos os lugares, o que é ótimo para a divulgação de sua marca.
Confira as opções de Garrafa Squeeze Personalizada em cores e modelos variados!
5. Camisetas personalizadas
As pessoas adoram camisetas personalizadas. Portanto, esse brinde também é uma boa escolha para o sorteio. Afinal, tem ótimo custo-benefício e espaço para personalização. Dessa maneira, você pode criar estampas divertidas, que as pessoas vão querer usar junto com a sua marca.
6. Bonés personalizados
Outro brinde popular, os bonés personalizados protegem as pessoas no dia a dia e são itens necessários, em países como o Brasil. Por isso, você pode escolhê-los para usar em sua ação de marketing.
7. Caderno Moleskine Personalizado
Outro brinde ideal para ações corporativas ou com estudantes, o moleskine é um caderno sofisticado e valorizado, que atrai o interesse de muitas pessoas. Por isso, ao usá-lo, fica mais fácil engajá-las em sua ação, especialmente se precisam realizar alguma ação para participar.
Por exemplo, na faculdade, a pessoa pode indicar vários amigos, a fim de conseguir números para participar do sorteio e ganhar o moleskine.

Quais as vantagens de fazer um sorteio de brindes?
Fazer um sorteio de brindes garante muitas vantagens para a sua empresa. A seguir, confira algumas delas!
Apoio a causas sociais
Sorteios beneficentes, ou seja, que apoiam causas sociais, são bastante comuns. Isso porque é uma maneira de arrecadar fundos em prol de uma causa, muitas vezes usando brindes doados. Com isso, não se gasta muito para fazer a ação.
Por exemplo, você pode aprender como fazer sorteio de brindes na igreja e realizá-lo entre os fiéis, a fim de conseguir recursos para uma obra de caridade, ou ainda, para a manutenção das atividades e estruturas da igreja.
Além disso, como é beneficente, as chances de as pessoas se engajarem podem ser maiores, o que ajuda a alcançar o objetivo mais rápido.
Modos de sorteio variados
Uma outra vantagem de fazer o sorteio é que você conta com diversas opções de como realizá-lo. Por exemplo, existem os sorteios físicos, mas também é possível fazer o sorteio de brindes online. Com isso, a ação pode até alcançar um público maior. É o que acontece, por exemplo, com lojas que vendem em redes sociais, como o Instagram.
Maior engajamento das pessoas
O sorteio de brindes é uma maneira de alcançar um maior engajamento das pessoas. Afinal, elas se envolvem em sua participação pela motivação de ajudar, como na causa social, ou pelo interesse em ganhar o brinde.
Além disso, quando você usa ideias de sorteios criativos, consegue deixar a ocasião mais descontraída e interessante. Com isso, as pessoas se sentem motivadas a cumprir os requisitos para participar.
Por exemplo, é o caso de clientes que cumprem etapas nas redes sociais, como gravar um vídeo, para ter chances de participar de um sorteio de prêmios ótimos.

Confira todas as opções que temos para sua ação na Ninja Brindes!
6 dicas para fazer um sorteio de brindes durante uma festa e ter sucesso
O sorteio de brindes em confraternização é uma maneira de engajar, agradecer e conectar pessoas. A seguir, veja 6 dicas que podem ser aplicadas em sua elaboração, para essa iniciativa ter sucesso!
1. Divulgue o sorteio com antecedência
Para que muita gente participe do sorteio, ele precisa ser divulgado com antecedência. Assim, mesmo para sorteios feitos para equipes de funcionários em seu treinamento, é importante informar as pessoas de que vão acontecer, assim podem esperar com mais interesse.
Já quando o sorteio exige a ação das pessoas, como em uma rifa solidária, é preciso bastante propaganda, para que todos saibam e possam participar a tempo. Dessa forma, pode-se alcançar o objetivo esperado com a arrecadação.
2. Defina o momento certo
Muitas pessoas esperam pelo sorteio de brindes em confraternização. Por isso, durante a festa, é essencial definir o momento certo em que ele vai acontecer. Afinal, se for em uma hora errada, pode trazer problemas.
Por exemplo, se for muito cedo, as pessoas podem sair mais cedo, por já terem comido, bebido e participado da ação. Com isso, outras atividades acabam ficando de fora. Já se for muito tarde, em um evento de famílias, por exemplo, muitas pessoas podem ir embora sem participar.
Assim, o ideal é preparar um cronograma, no qual você possa definir todas as atividades que o evento vai ter e colocar o sorteio em um momento entre elas.

Por exemplo, em um treinamento de funcionários que dura o dia inteiro, a parte da manhã pode ser a mais formal e instrutiva, depois vem o almoço e, logo em seguida, outros momentos de treinamento. No meio da tarde, um café acompanhado de dinâmicas e sorteios é uma boa forma de aliviar o cansaço e encerrar o evento.
3. Prepare brindes suficientes
Outro cuidado que é preciso ter é em relação à quantidade de brindes. Isso porque esse aspecto está extremamente relacionado à satisfação das pessoas.
Por exemplo, imagine que você faça um sorteio de brindes em confraternização com dez itens. Porém, é esperado que compareçam quinhentas pessoas na festa. É pouco, certo?
Sendo assim, tente equilibrar a quantidade de itens com a de pessoas, para que elas não tenham a ideia de que é impossível ganhar alguma coisa.
4. Escolha os melhores brindes
Os brindes a serem sorteados precisam ser valorizados pelos clientes, colaboradores ou convidados do evento. Portanto, entenda quais são os nichos de seu público que vai participar da ocasião e, a partir disso, escolha os objetos que vai usar.
No exemplo de uma empresa tecnológica, por exemplo, o perfil dos colaboradores pode ser parecido. Por isso, apostar em itens dessa área, como smartwatch, pode ser o melhor caminho. Já se a confraternização envolver as famílias das pessoas, um brinde a ser compartilhado entre todos os membros, como um kit fondue, é uma escolha mais adequada.
5. Promova o engajamento
Como você viu, o engajamento das pessoas no sorteio de brindes em confraternização é essencial para o sucesso do evento. Mas isso não se dá apenas nas ações beneficentes, quando a pessoa realmente compra um bilhete.
Pelo contrário, mesmo em um sorteio de palestra, é interessante envolver as pessoas na ocasião. Por exemplo, você pode colocar números escondidos embaixo das cadeiras, para que as pessoas procurem.
6. Sorteie de forma divertida
Sorteios são divertidos e geram boas expectativas. Portanto, também vale tornar o momento divertido. Para isso, é possível pedir para aquela pessoa mais descontraída da empresa fazer uma apresentação da ocasião, conversar com o público, bem como fazer brincadeiras.

Outra ideia é engajar as pessoas em descobertas. Por exemplo, além do exemplo de encontrar seu próprio número, também vale embrulhar os prêmios para que as pessoas adivinhem o que é, ou ainda, fazer um “sorteio escondido”, no qual a pessoa ganha o prêmio primeiro e descobre o que é depois.
O sorteio de brindes em confraternização torna esses eventos ainda melhores. Por isso, vale a pena investir nele. Afinal, essa ação pode ajudar numa causa beneficente, na qual as pessoas têm que adquirir um bilhete para participar, além de promover o engajamento entre elas.
Como deixar o sorteio mais divertido e engajar as pessoas?
Quando pensamos em sorteio de brindes de forma divertida, podemos lembrar de brindes para crianças e brincadeiras. Porém, não é só com elas que você pode usar esta estratégia.
Afinal, mesmo com adultos, deixar o sorteio menos rápido e com mais brincadeiras é um jeito de envolver as pessoas que estão participando. A seguir, confira algumas dicas para criar o seu!
Pense em brincadeiras
Deixar o sorteio de brindes de forma divertida não significa vestir uma fantasia e contar piadas. Porém, existem certas brincadeiras que você pode fazer, a fim de criar um clima mais relaxado e tranquilo para que as pessoas participem.
Em uma empresa, é possível separar os brindes personalizados em categorias e títulos, se a equipe for bastante unida. Por exemplo, a pessoa mais:
· bonita;
· elegante;
· divertida;
· criativa.
Nesse exemplo, qualquer pessoa sorteada poderia receber o título, o que poderia gerar contradições interessantes, como a pessoa mais agitada sendo eleita a mais tranquila. Só é preciso cuidado em usar a ideia e deixar as pessoas confortáveis para evitar problemas.
Arranje um bom apresentador
Uma pessoa que tenha facilidade em se comunicar e palestrar, pode ser escolhida para “apresentar” o sorteio. Nesse caso, é importante que ela não esteja participando também, para que não gere contradições na ação.
Assim, você pode chamar alguém de outra equipe para cumprir a função. Com isso, consegue criar uma expectativa nas pessoas em relação aos brindes, além de mostrar a imparcialidade do sorteio, o que também gera mais confiança.
Quando o sorteio de brindes de forma divertida for para clientes, por exemplo em uma ação aberta ao público, vale convidar ou contratar alguém já conhecido na cidade. Dessa forma, as pessoas podem se interessar mais por ir até lá e ver como tudo vai funcionar.
Faça surpresas
Outra forma de tornar o sorteio mais divertido é usando surpresas. Ou seja, criar ações que ninguém esperava e que podem deixar as pessoas ainda mais contentes.
Por exemplo, é possível sortear brindes extras, que não estavam previstos, para pessoas que participem de algum jogo ou que tenham cumprido certa meta para a empresa.
Além disso, se você quiser um sorteio ainda mais interessante, pode unir a diversão com competições, como um jogo de perguntas, para sortear um grande prêmio ao final de tudo. Assim, as pessoas, de fato, vão se engajar na ação, participando e divulgando-a, o que é bom para sua marca.
Portanto, quando isso é feito com clientes, você pode usar ocasiões em que eles já estão engajados em um evento que você está participando. Por exemplo, em uma feira da cidade, se sua empresa está patrocinando a ocasião, é possível ter um horário para sorteio de brindes, com brincadeiras que envolvam as pessoas.

Conclusão
O sorteio de brindes para clientes é uma maneira de engajá-los com a empresa. Seja para ajudar uma causa social ou ganhar algo em um show de prêmios, as pessoas gostam de participar destas ações. Por isso, vale a pena criá-los, pois o interesse é grande por parte do público. Além disso, é uma maneira de a empresa economizar com brindes, já que não precisa encomendar uma unidade para cada pessoa. Com isso, pode até optar por artigos mais valorizados pelos clientes.

Ninja Brindes
Veja também outros conteúdos

Brindes que Criam Experiências Imersivas: O Futuro do Marketing Sensorial
